Conteúdo editorial apoiado por

EUA aceleram colheita de soja e milho

Dados do USDA mostram que desempenho está acima da média dos últimos cinco anos

Alexandre Inacio

Publicidade

Os produtores de soja e milho dos Estados Unidos aceleraram os trabalhos de colheita nesta safra 2023/24 na semana passada. Dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) indicam que a colheita de soja já foi concluída em 85% da área plantada até domingo. O ritmo é levemente inferior ao registrado no mesmo período do ano passado (87%), porém os trabalhos estão adiantados em relação à média dos últimos cinco anos (78%).

No caso do milho, a situação é semelhante. O USDA reportou que a colheita está concluída em 71% da área semeada. No mesmo período do ano passado, os trabalhos estavam concluídos em 74% da área. Contudo, o desempenho nesta safra supera a média dos últimos cinco anos (66%).

Plantação de soja em Mato Grosso; Agronegócio
Plantação de soja em Mato Grosso (Paulo Fridman/Corbis via Getty Images)

Os dados de colheita do USDA foram divulgados após um dia de queda das cotações dos grãos na bolsa de Chicago. Os contratos da soja para entrega em janeiro recuaram 0,85% no pregão de ontem, a US$ 13,08 por bushel.

Continua depois da publicidade

O mercado foi influenciado pela melhora das condições climáticas na Argentina. As chuvas que atingiram as regiões produtoras do país durante o fim de semana ajudaram na recuperação das lavouras, que vinham sofrendo com a estiagem. Novas precipitações são esperadas para os próximos dias.

No milho, o dia foi de movimentos técnicos. Os contratos do cereal para entrega em março recuaram 0,6% e fecharam a US$ 4,92 por bushel. Sem grandes novidades, o mercado do milho acabou sendo influenciado pela queda registrada na soja, que acabou puxando para baixo os preços do cereal.

Tópicos relacionados