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Líder global do mercado de genética de aves, a americana Aviagen iniciou a construção da sua nova granja de avós e bisavós no interior de São Paulo. A conclusão das obras está prevista para o início de 2025, e a produção deverá começar no segundo semestre do mesmo ano.
O projeto contempla um aporte total de R$ 250 milhões, em duas frentes. A maior parte será destinada à nova granja, que será instalada no município de Santo Antônio da Alegria.
Mas, com os recursos, a fábrica de ração e o incubatório da companhia já existentes, localizados em Rio Claro (SP) e Carambeí (PR), também serão ampliados. As estruturas serão as responsáveis por atender à demanda gerada pela nova granja.
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O projeto da Aviagen vai adicionar 3,8 milhões de aves por ano à sua capacidade produtiva no Brasil. Atualmente, a companhia tem capacidade para produzir cerca de 22 milhões de matrizes.
De forma resumida, a Aviagen produz e comercializa as matrizes que vão gerar os frangos abatidos pelos frigoríficos. As indústrias adquirem essas aves, produzem os pintinhos, que são enviados aos integrados para engorda e, posteriormente, devolvidos para o abate.
A ampliação vai consolidar a liderança que a companhia já tem no segmento no Brasil. A Aviagen não revela sua participação, mas estimativas de fontes do segmento indicam que a empresa domina pelo menos dois terços do mercado nacional de matrizes.
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“Essa é a quarta expansão que fazemos, e as razões são simples de entender. A avicultura cresce de 4% a 5% todos os anos, e o Brasil responde por 30% das exportações mundiais”, disse ao IM Business Ivan Lauandos, CEO da Aviagen para América Latina.
A aposta do executivo é pelo novo produto, ainda não lançado comercialmente, que sairá da unidade que será construída. A genética das novas matrizes vai gerar pintinhos que permitem melhor performance e rendimento do frango dentro do frigorífico.
O investimento da Aviagen no Brasil é parte de um plano mais amplo, que envolve toda a América Latina. Em junho, a companhia iniciou a produção em sua granja recém-reformada na Argentina, e está na fase final da construção de um novo incubatório.
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No Peru, a companhia concluiu neste ano uma expansão que permitiu com que dobrasse de tamanho no país. Na mesma linha, a Aviagen ampliou sua estrutura na Colômbia.
“A América Latina tem ficado cada vez mais importante para a empresa. É uma região que possui altos níveis de consumo doméstico, reúne grandes países exportadores e tem a vantagem de ainda manter custos de produção relativamente baixos”, explica Lauandos.
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