Toyota, a nova líder de vendas do Brasil!

Seguindo a trajetória global da marcas, a Toyota encerrou o primeiro trimestre deste ano, como líder de vendas no mercado "tupiniquim".

Raphael Galante

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

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Caro leitor, digníssima leitora, não, você não leu errado! A Toyota encerrou o primeiro trimestre deste ano como líder nas vendas de automóveis e comerciais leves. Você deve estar se perguntando:

“Mas a Fiat não se proclama como líder de vendas há quase uma década?”;

“As novas campanhas publicitárias da GM não a colocam como líder de vendas no varejo?”

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E agora vem esse blogueiro dizendo que a Toyota é a líder de vendas??

E, no meio dessa loucura toda, afinal de contas, quem está certo?

A resposta é: todos!

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Não ajudei nada, né??

Vou tentar explicar melhor:

Nós criamos um monstro! 

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Por mais que eu goste do conceito da GM, eu fiz algumas adaptações. A primeira, foi abolir o ranqueamento via quantidade. Isso é legal, mas o que presenciamos nos últimos meses, foram lançamentos de veículos de alto e altíssimo valor agregado. Tivemos a Fiat/Toro; Renault/Duster dentro em breve o Nissan/Kicks (que já emplacou 11 carros teste no mês passado) e por ai vai. Além disso, tivemos o lançamento da nova Toyota/SW4, que está um desbunde tanto na qualidade do carro quanto no preço.

E por que isso? Por que as montadoras não vendem quantidade de carros para as suas matrizes. Elas vendem o faturamento que elas pretendem ter. 

Neste cenário, pegamos todos os carros vendidos e qual foi o preço médio praticado pelo mercado (considerando ágio e deságio) para a venda de carros novos.

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Mas isso já fazíamos, e vocês já viram em outros post por aqui, ou seja, estou chovendo no molhado…

Como a economia está ruim e o movimento está meio parado, coloquei todo mundo para ajudar a dar vida a esse meu monstro. O que fizemos? Pegamos todas as politicas comercias de todas as montadoras (trabalhamos com 17 marcas), para saber qual é o desconto médio que ela pratica para a venda a CNPJ. 

Isso é importante? Em alguns casos, esses descontos chegam até a 20%. Baseando-se no que foi escrito na politica comercial, fora dela já vimos descontos bem maiores que esse…

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Então a lógica foi aprimorarmos o conceito da Fiat e da GM. Pegamos as vendas de todos os carros, multiplicamos pelo preço médio de mercado praticado para os carros vendidos para pessoas normais e aplicamos a politica comercial para a venda a CNPJ.

O que encontramos?

  1º TRIMESTRE – 16 1ºTRIMESTRE – 15 DIFERENÇA VARIAÇÃO
TOYOTA R$ 3.398.044.396 R$ 2.932.605.249 R$ 465.439.148 15,87%
GM R$ 3.372.370.274 R$ 4.817.143.858 -R$ 1.444.773.585 -29,99%
FIAT R$ 2.923.821.485 R$ 5.001.025.390 -R$ 2.077.203.906 -41,54%
VW R$ 2.530.756.965 R$ 4.452.134.180 -R$ 1.921.377.215 -43,16%
HYUNDAI R$ 2.404.019.569 R$ 2.352.855.118 R$ 51.164.452 2,17%
HONDA R$ 2.359.779.227 R$ 2.079.938.109 R$ 279.841.118 13,45%
FORD R$ 1.805.233.462 R$ 2.965.454.468 -R$ 1.160.221.006 -39,12%
RENAULT R$ 1.475.583.733 R$ 1.890.583.412 -R$ 414.999.679 -21,95%
JEEP R$ 1.147.008.136 R$ 46.413.489 R$ 1.100.594.647 2371,28%
MITSUBISHI R$ 679.806.435 R$ 1.331.097.215 -R$ 651.290.780 -48,93%
NISSAN R$ 673.833.830 R$ 696.388.051 -R$ 22.554.221 -3,24%
BMW R$ 419.466.228 R$ 652.416.093 -R$ 232.949.865 -35,71%
CITRÖEN R$ 355.363.510 R$ 464.279.079 -R$ 108.915.569 -23,46%
PEUGEOT R$ 354.886.738 R$ 305.377.912 R$ 49.508.825 16,21%
KIA R$ 183.303.283 R$ 369.490.607 -R$ 186.187.324 -50,39%
TOTAL R$ 24.083.277.269 R$ 30.357.202.229 -R$ 6.273.924.960 -20,67%

Ok! A diferença da GM para a Toyota é de apenas R$ 20 milhões! Mas ela terminou na liderança. O que vale registrar é que foram poucas marcas que apresentaram bom desempenho. Temos o nosso “novo” trio de ferro (Toyota, Honda e Hyundai), com crescimento nas vendas, a Jeep (mas ela é café-com-leite, pois saiu do nada para alguma coisa) e, surpreendentemente, a Peugeot, que, como diz o seu slogan global, “voltou à corrida”.

Este ano o setor vendeu R$ 24,1 bilhões em carros, contra R$ 30,4 bilhões sobre o mesmo período do ano passado. Queda de R$ 6,3 bilhões, ou retração de quase 21%. 

Qual foi o faturamento (nos mesmos moldes) no ano santo de 2012? R$ 34,4 bilhões, ou seja, estamos vendendo “apenas” R$ 10 bilhões a menos, sobre o nosso melhor ano, que foi logo ali…

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Raphael Galante

Economista, atua no setor automotivo há mais de 20 anos e é sócio da Oikonomia Consultoria Automotiva