10 razões para o BlackBerry 10 salvar a marca do esquecimento

BlackBerry perdeu espaço no mercado para smartphones com iOS e Android

Publicidade

SÃO PAULO – No último ano foi possível acompanhar a queda de popularidade do BlackBerry entre os consumidores. A marca, produzida pela RIM (Research In Motion), sofre com a concorrência dos dispositivos com iOS e Android, que dominam o mercado de smartphones. De acordo com site Digital Trends, o novo sistema operacional BlackBerry 10, que deverá ser apresentado nesta quinta-feira (30), é a última esperança da empresa para salvar a marca do esquecimento e lista dez razões para isso. Confira:

1- Protegendo a empresa: o BlackBerry sempre foi a plataforma de escolha de muitas empresas e agências governamentais de todo o mundo, o que garante à marca uma sólida reputação, em relação a segurança e confiabilidade no mundo dos negócios. No entanto, o sistema BlackBerry 7 foi uma decepção, e provavelmente a RIM não irá cometer o mesmo erro com o BB 10.

A empresa informou que 1.600 companhias já se inscreveram para a aquisição da nova plataforma, lembrando que o iOS e Android não são focados nesse nicho de mercado. A única concorrência real seria o Windows Phone 8.

Continua depois da publicidade

2- Separação entre trabalho e vida pessoal: pensando no empreendimento que vai além do e-mail seguro e dos aplicativos corporativos, a RIM também incluiu separação entre os modos pessoais e de trabalho. Desta forma, o usuário pode usufruir do aparelho, tendo a parte pessoal inacessível pela parte do trabalho e o contrário. Vale lembrar que a parte de trabalho pode ser bloqueada pelo empregador, para exercer um controle maior sobre este dispositivo.

3- Longe das multidões: a vantagem de se ter um BlackBerry é que ele é uma alternativa para os smartphones que dominam o mercado, e não apenas mais uma cópia. Sendo que o BB 10 não possui funções importantes faltando, algo comum entre o Android e iOS. Logo, aqueles que estão entediados ou frustrados com um dos dois poderão, facilmente, voltar sua atenção ao sistema.

4- Atrair desenvolvedores: a RIM entende a importância de atrair desenvolvedores para a plataforma e estabelecer um acervo considerável de aplicativos para os clientes. Dificilmente irá conseguir criar mais de 700 mil app, como nos outros sistemas operacionais… Mas quem precisa de 700 mil aplicativos? Provavelmente, os usuários do BlackBerry terão opções mais decentes no BlackBerry App World.

Continua depois da publicidade

A empresa já atraiu 15 mil aplicativos, oferecendo US$ 100 para cada app que for aceito e oferecido para venda na loja. Outros incentivos são a chance de ganhar um dos novos smartphones da marca, viagens para conferências de desenvolvedores e premiação para aqueles que desenvolverem aplicativos que excederem 100 downloads.

5- Fãs leais: apesar de ter perdido consumidores para outras plataformas, nem todo mundo está encantado com os líderes de mercado. O nome BlackBerry ainda pode trazer de volta alguns clientes.

6- Universal: o BlackBerry Hub, que poderá ser encontrado no BB 10, é uma espécie de caixa de entrada universal que abriga várias contas de e-mail, históricos de chamadas, mensagens de texto, arquivos do BBM (BlackBerry Messenger), aplicativos e rede sociais. O usuário economiza tempo para visualizar informações importantes e ainda consegue filtrar as contas que deseja verificar.

Continua depois da publicidade

7- Multitarefa: um ponto positivo do BB 10 é o sistema de multitarefa. Precisar entrar e sair de aplicativos para ver as notificações é um sofrimento para os usuários de smartphones, porém com a nova plataforma, é possível checar a caixa de entrada sem sair do app atual.

8- Teclado físico: não há dúvidas de que as telas sensíveis chegaram para ficar, mas algumas pessoas sempre vão preferir o teclado físico. A qualidade e sensação do teclado BlackBerry são inigualáveis, o que pode atrair público para o BB 10.

9- BBM: o BlackBerry Messenger, que foi um dos pivôs para a queda da plataforma por ser utilizável somente entre donos de BlackBerry, poderá se tornar o centro das atenções. O cliente terá um chat em tempo real, que irá incluir chamadas de voz quando conectado ao Wi-Fi. Além disso, a RIM vem trabalhando na integração das mensagens com outros aplicativos, como o Facebook.

Continua depois da publicidade

10- Olhando para o futuro: a RIM está disposta a abraçar novas tendências, como o aplicativo da câmera chamado “Timeshift”, no qual quando você tira uma foto, pode retroceder ou avançar através de um seletor para escolher a melhor expressão facial. Além disso, rumores dizem que a empresa estaria fechando uma parceria com a Visa para permitir o pagamento móvel em seus aparelhos. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.