Detran agora permite identificação de condutor de infração com selfie

Recurso pode ser utilizado por todos os condutores registrados no Estado de São Paulo em veículos autuados pelo Detran.SP

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – O Detran lançou uma nova funcionalidade em seu aplicativo que permite ao usuário identificar o condutor de uma infração através de uma selfie e assinando diretamente na tela do smartphone. Dessa forma, quando a infração não for cometida pelo proprietário, mas por alguém a quem ele emprestou o veículo, a pontuação pode ser atribuída à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) correta. 

De acordo com o Detran, o recurso pode ser utilizado por todos os condutores registrados no Estado de São Paulo em veículos autuados pelo Detran.SP. Caso o dono do veículo não seja registrado no estado ou até mesmo não tenha CNH, ele pode incluir uma fotografia de um documento de identificação, como o RG. 

Todo o processo poderá então ser feito pelo aplicativo do Detran.SP, disponível para os sistemas Android e iOS. Feito o cadastro, o proprietário deve acessar a opção “indicação de condutor” e selecionar a infração. Conferindo os dados, ele se identifica tirando uma selfie e assinando na tela. 

Continua depois da publicidade

Para identificar o condutor que vai receber a autuação, é necessário o preenchimento do CPF, número da CNH, selfie e assinatura, que deve ser idêntica à da CNH. Após o fim do processo, o cidadão é avisado que a indicação passará por uma análise, a qual pode ser acompanhada pelo próprio app. 

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.