Localiza lidera número de recomendações entre as small caps para mês de abril

Magazine Luiza, Marcopolo, Raia Drogasil, Totvs e Valid dividiram a segunda colocação no ranking do mês com quatro votos

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – As ações da Localiza (RENT3) voltaram a liderar o ranking das recomendações entre as small caps em carteiras para o mês de abril de 2012, após ocupar essa posição em janeiro. Tendo como base os papéis que compõem o SMLL (Índice de Small Caps da BM&F Bovespa), as ações RENT3 somaram cinco recomendações para o período, duas a mais do que a registrada no mês de março.

Em seguida, com quatro votos, dividiram a segunda colocação os ativos do Magazine Luiza (MGLU3), Marcopolo (POMO4), Raia Drogasil (RADL3), Totvs (TOTS3) e Valid (VLID3). Já a M.Dias Branco (MDIA3), Iochpe-Maxion (MYPK3), OdontoPrev (ODPV3) e Randon (RAPT4) obtiveram três votos entre todas as carteiras compiladas pela Infomoney. 

Localiza: boas perspectivas para 2012 e múltiplos atrativos
Dentre os motivos apontados pelos analistas para a recomendação de compra dos papéis da Localiza, está o bom desempenho apresentado em 2011 e as perspectivas de continuidade de resultados positivos. A frota mais jovem proporcionou melhoras operacionais, que foram traduzidas em ganhos de margens, avalia a equipe de análise da SLW Corretora, destacando o bom ritmo de vendas de seminovos, o que contribuiu para renovar a frota.

Continua depois da publicidade

“Acreditamos na forte vantagem competitiva que a Localiza possui sobre seus concorrentes, por conta de escala e da distribuição geográfica de suas agências. Dessa forma, estamos otimistas com o desempenho das ações para o mês e para o ano”, concluem os analistas da SLW.

Já o time da Omar Camargo Investimentos destaca que as ações da Localiza estão negociadas a um múltiplo atrativo – de 18 vezes -, abaixo da maioria das ações do setor de consumo, de 20 vezes. A corretora chama atenção ainda ao cenário de queda da taxa básica de juro, o que acaba beneficiando a companhia pelo fato de toda sua dívida estar atrelada ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

“O aumento de participação de mercado e a grande correlação com o PIB (Produto Interno Bruto) também corroboram nossa recomendação”, afirmam os analistas da Omar Camargo.

Continua depois da publicidade

Outras recomendações
Após dois meses na liderança do ranking small caps de recomendações, a EzTec (EZTC3) teve apenas duas recomendações dentre as carteiras, ante seis votos no mês anterior. Com o mesmo número de recomendações, também foram citadas nas carteiras de abril os ativos da Aliansce (ALSC3), Estácio Participações (ESTC3), Even (EVEN3), Helbor (HBOR3), Hypermarcas (HYPE3), Multiplus (MPLU3), Marfrig (MRFG3), Rossi (RSID3) e SLC Agrícola (SLCE3). 

Ainda foram citadas uma vez  no mês os ativos da Anhanguera Educação (AEDU3), Alpagartas (ALPA4), Lojas Marisa (AMAR3), Minerva (BEEF3), Brookfield (BISA3),  Panamericano (BPNM4), Coelce (COCE5), Contax (CTAX4), Duratex (DTEX3), Ferbasa (FESA4), JHSF (JHSF3), Kroton (KROT11), LLX Logística (LLXL3), Magnesita (MAGG3), OHL Brasil (OHLB3), OSX (OSXB3), Paranapanema (PMAM3), Saraiva (SLED4), Santos Brasil (STBP11) e Tecnisa (TCSA3). 

Metodologia do ranking
Ao todo, 30 carteiras de bancos e corretoras foram utilizadas para este levantamento. Os portfólios selecionados utilizados para a compilação foram da Amaril Franklin, Ativa, BB Investimentos, Bradesco Corretora, BTG Pactual, Citi, Banco Fator Corretora (2 carteiras), Geração Futuro, Geral, Gradual, HSBC, Itaú BBA, Novinvest, Omar Camargo (2 carteiras), PAX, Planner, Rico, SLW (3 carteiras), Socopa, Souza Barros, TOV, UM, Walpires, XP (2 Carteiras) e Win.

Continua depois da publicidade

Entre todas as carteiras publicadas pela InfoMoney em abril, nesta compilação apenas não foram considerados os portfólios com sugestões de ações que tenham perspectiva de pagamento de proventos.

Cabe mencionar que, segundo a BM&F Bovespa, “as empresas que, em conjunto, representarem 85% do valor de mercado total da bolsa são elegíveis para participarem do índice MLCX (Mid Large Caps). As empresas que não estiverem incluídas nesse universo são elegíveis para participarem do índice SMLL. Não estão incluídas empresas emissoras de BDRs (Brazilian Depositary Receipts) e empresas em recuperação judicial ou falência”.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.