Enquete do Portal Infomoney revela Ibovespa entre 55 e 60 mil pontos ao final de 2011

Expectativa dos visitantes é menos otimista do que dos analistas, que estimam pontuação próxima a 65 mil

Publicidade

SÃO PAULO – Enquete realizada junto a 2.564 visitantes do Portal InfoMoney revelou a quantas anda a expectiva para a pontuação do Ibovespa para o final de dezembro.

Para 33% dos ouvidos, o índice deverá fechar o ano entre 55 mil e 60 mil pontos. Bem abaixo do previsto pelos analistas no início do ano, que apontavam que o benchmark da bolsa brasileira atingiria, em média, os 80 mil pontos. Entretanto, principalmente com a deterioração do cenário externo, as estimativas já começaram a ser revisadas e a média entre as projeções compiladas de analistas ouvidos pelo Infomoney já apontava os 65.000 pontos.

Por sua vez, 19% dos leitores do portal acreditam em pontuação entre 50 mil e 55 mil, enquanto outros 19% são mais otimistas, prevendo algo entre 60 mil e 65 mil pontos. Dentre os cenários menos prováveis para os visitantes, figuram os “abaixo de 45 mil pontos” (11%), “acima de 65 mil pontos” (9%) e “entre 45 mil e 50 mil pontos” (8%).

Continua depois da publicidade

Visitantes x analistas
Em geral, os analistas afirmaram que o maior fator de influência na performance da bolsa tem sido os acontecimentos no âmbito internacional, como o desaquecimento das economias desenvolvidas, impasse para aprovação do teto da dívida norte-americana que resultou em um corte de rating histórico e as crises fiscais na Zona do Euro, que trouxeram à tona preocupações acerca de uma recessão global.

Aumento na percepção de risco
A alta volatilidade do mercado causada pelo aumento da percepção de risco dos investidores com as incertezas sobre o crescimento econômico global é o grande vilão e principal responsável pelo fraco desempenho do Ibovespa, que registra queda de -20,27% em 2011, segundo Álvaro Bandeira, diretor da corretora Ativa.

Bandeira avalia que a situação possa piorar caso haja um contágio do sistema financeiro. “Acreditamos que o Ibovespa possa chegar ao patamar de 65 mil pontos, mas sempre com muita oscilação. De qualquer forma, isso pode mudar com o risco de crises de liquidez no sistema financeiro internacional, afetando o lado real da economia”, afirma.

Continua depois da publicidade

Selic em queda pode impulsionar bolsa
Contudo, para os analistas, as taxas de juros, normalmente vistas como inimigo natural da bolsa, por influenciar na migração de recursos da renda variável para a fixa quando em altos patamares, além de pressionar as margens e o fluxo de caixa das empresas, podem ser uma ferramenta útil para o Brasil. “Nós temos essa vantagem, por ser um dos poucos países com essa ‘arma’, com espaço para abaixar os juros. Neste cenário, acredito que o Ibovespa possa chegar aos 64 mil pontos em dezembro”, avalia Fernando Góes, analista da Octo Investimentos.

Vale destacar que na noite da última quarta-feira (19), o Copom (Comitê de Política Econômica) anunciou um corte na taxa básica de juros de 50 pontos base, levando a Selic para 11,50% ao ano. 

Resultados do 3T10 no radar
Já Márcio Cardoso, sócio-diretor da Título Corretora, afirma que alguns fatores como a qualidade dos resultados que deverão ser apresentados pelas empresas no 3T11, a atuação do governo, que recentemente reportou, por exemplo, um aumento na meta para o superávit primário, além das expectativas de crescimento, ainda que modesto, da economia brasileira, fazem com que ele acredite que o benchmark da bolsa brasileira possa voltar aos 70 mil pontos ao final de 2011, apesar de afirmar que ainda é muito difícil de fazer projeções com as incertezas no front externo.

Continua depois da publicidade

Visitantes
Abaixo de 45 mil pontos  276 votos 11%
Entre 45 e 50 mil pontos 215 votos 8%
Entre 50 e 55 mil pontos 496 votos 19%
Entre 55 e 60 mil pontos 842 votos 33%
Entre 60 e 65 mil pontos 497 votos 19%
Acima de 65 mil pontos 238 votos 9%
Analistas
Álvaro Bandeira Ativa Corretora 65 mil pontos
Fernando Goés Octo Investimentos 64 mil pontos
Marcio Cardozo Título Corretora 70 mil pontos