Dólar segue trajetória instável em meio a cenário externo conturbado

Investidores mantém expectativa por atuação do BC no mercado de câmbio; indicadores nos EUA e dívida na Europa preocupam

Publicidade

SÃO PAULO – O dólar comercial segue instável nesse início de tarde de terça-feira (28), registrando leve queda de 0,06% e cotado a R$ 1,7090 na venda, em meio a destaques negativos provenientes da Europa e dos Estados Unidos.

O cenário europeu conturbado desta sessão reforça as incertezas sobre a recuperação da economia global. Nos EUA, tanto os dados sobre a confiança do consumidor, quanto o índice Case-Shiller sobre preços de casas no país foram piores que o esperado.

Já na Europa, a agência de classificação de risco Moody’s rebaixou a nota da dívida sênior do Anglo Irish Bank em três níveis, levando-a ao menor nível dentro do grau de investimento – Baa3, além de mantê-la em revisão para possível corte. Além disso, a Standar & Poor’s e a Fitch afirmaram que poderão cortar novamente o rating da Irlanda.

Continua depois da publicidade

Mudança de postura
Ademais, as atenções se voltam para a possibilidade de mais uma atuação do Governo no mercado de câmbio, por meio de leilão de compra do Banco Central ou outros mecanismos recentemente anunciados, como as operações do Fundo Soberano Brasileiro.

Ao contrário do que vinha acontecendo, na última segunda-feira a autoridade monetária realizou apenas uma operação de compra de dólares, em vez das duas intervenções costumeiras das últimas sessões.

Vale lembrar também a declaração dada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmando que não será permitida a “sobrevalorização” do real.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.