Publicidade
SÃO PAULO – Em plebiscito informal realizado no último sábado nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná pelo movimento “O Sul é Meu País”, cerca de 96% votaram pelo sim – ou seja, a favor da separação da região Sul do resto do país. É o que informa os dados preliminares de apuração obtidos até às 9h23 (horário de Brasília) no site Plebisul.
Os questionados responderam sim ou não à pergunta: “Você quer que o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um país independente?”. Com cerca de 83,35% das urnas apuradas (1347 de 1616) e 82,36% auditadas (1331), foram computados um total de 341.775 votos, sendo que 96,13% (328.552) votaram pelo Sim e apenas 3,87% (13.223) votaram pelo não. Mesmo com a esmagadora maioria favorável à separação, o total de votos computados até então foi menor que o registrado em anos anteriores, quando o número de participantes passou de 600 mil pessoas. A expectativa da organização do evento era de que a participação ultrapasse um milhão de pessoas.
A votação não tem valor legal, mas os consultados eram convidados a assinar uma proposta a ser levada ao Congresso para que o assunto seja discutido. A condição mínima para votação era ser maior de 16 anos.
Newsletter
Liga de FIIs
Receba em primeira mão notícias exclusivas sobre fundos imobiliários
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
De olho nas tensões entre a Catalunha e o governo da Espanha, a imprensa internacional passou a dar destaque para a votação separatista do Sul do país. Confira aqui o que a Bloomberg e o Financial Times disseram sobre o assunto.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.