Para Roubini, PIB da China cairá abaixo dos 6% até o final de 2015

Com isso, avalia o economista, conhecido como Dr. Doom, os preços das commodities podem registrar baixas

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O economista Nouriel Roubini, conhecido como Dr. Doom por conta do seu pessimismo em relação às perspectivas econômicas, destacou que o crescimento econômico da China, a segunda maior economia do mundo, deve cair abaixo dos 6% até o final de 2015. Roubini espera um crescimento de 7% para o início do ano que vem; em 2012, a economia avançou 7,7%.

Roubini disse que a China precisa reduzir a sua taxa de poupança e aumentar o consumo doméstico, durante conferência em Nova York; atualmente, a relação poupança/PIB é de 50% e de consumo em relação ao PIB é de 30%.

O economista também destacou que, apesar do governo chinês já ter sinalizado mudanças, elas devem ocorrer de forma mais gradual do que o esperado. E, com isso, os preços das commodities podem ser afetados negativamente, uma vez que a desaceleração não está precificada nos valores destes ativos.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.