Publicidade
MADRI – A autarquia que regula o mercado de capitais na Espanha lançou uma revisão do trabalho feito pela consultoria Deloitte no resgate ao Bankia, abrindo outra investigação para apurar o que deu errado no banco.
Centenas de milhares de investidores espanhóis que compraram ações do Bankia perderam dinheiro depois que o banco, criado a partir da fusão de sete instituições, teve que ser socorrido apenas um ano depois de abrir capital na bolsa, diretamente atingido pela crise imobiliária.
O resgate de 24 bilhões de euros (32 bilhões de dólares) feito pelo governo forçou a Espanha a buscar ajuda europeia para outras instituições mais fracas no ano passado, depois que a crise de 2008 deixou muitos bancos incapazes de absorver ativos podres.
Continua depois da publicidade
A Deloitte afirmou em comunicado do fim da quinta-feira que a revisão – que examinará seu trabalho de auditoria feito no Bankia entre o fim de março e o começo de 2011, período que precedeu a estreia na bolsa – será centrada em formalidades técnicas, sendo considerada um procedimento de rotina.
A empresa disse que o audição das contas do Bankia não estava sendo colocada em questão.
O Ministério da economia espanhol se recusou a comentar.
Continua depois da publicidade
O papel da Deloitte no colapso do Bankia está sob escrutínio desde que o Supremo Tribunal da Espanha abriu, no ano passado, um processo para investigar a abertura de capital, envolvendo 33 ex-executivos do banco.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.