Publicidade
ROMA – A Itália deve renegociar os compromissos sobre finanças públicas que deu aos parceiros europeus, disse o líder da centro-direita e ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, nesta terça-feira (30).
O recém-instalado governo de coalizão da Itália, liderado pelo primeiro-ministro Enrico Letta, depende do partido Povo da Liberdade (PDL), de Berlusconi, para sobreviver.
“Nós temos que ir à Europa… para voltar a renegociar os compromissos de déficit que fizemos”, disse Berlusconi a jornalistas no Parlamento.
Continua depois da publicidade
A ministro das Relações Exteriores da Itália, Emma Bonino, respondeu em seguida ao ex-premiê, afirmando que não é possível realizar uma renegociação com a União Europeia.
“A Itália não pode renegociar os 2,9 por cento”, disse Emma Bonino a repórteres no Parlamento, em referência à meta de déficit orçamentário para 2013 de 2,9 por cento do PIB.
Berlusconi também disse que o governo deve abolir o impopular imposto de habitação, que Letta prometeu suspender, mas não descartar, ou ameaçou retirar o apoio do PDL ao governo.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.