América Latina poderá seguir modelo de TV Digital adotado no Brasil

Argentina e Peru já aderiram ao sistema, e segundo Hélio Costa, Equador, Venezuela, Chile e Cuba devem se juntar

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Outros países da América Latina poderão adotar o modelo de TV Digital adotado no Brasil, facilitando o intercâmbio de conteúdo na região. A afirmação é do ministro das Comunicações, Hélio Costa, que também informou, durante o programa Bom Dia, Ministro, que o governo já negocia com os países do Cone Sul.

De acordo com a Agência Brasil, até o momento o sistema tem a adesão da Argentina, que assinou o convênio em 28 de agosto, e do Peru, que aderiu em abril. No entanto, Costa espera que Chile, Equador, Venezuela e Cuba também adotem o modelo nipo-brasileiro.

“Com um sistema sul-americano de televisão digital, será facilitado o intercâmbio técnico, científico, de inovação tecnológica e, sobretudo, o intercâmbio de conteúdo. Vai ficar muito mais fácil produzir no Brasil e exibir na Argentina e vice-versa”, explica.

Continua depois da publicidade

Parque industrial

O ministro também ressaltou que o parque industrial da América Latina deverá ser fortalecido, com os países deixando de importar televisores e começando a produzi-los. “Nós vamos trazer para o Cone Sul o processo industrial. Hoje o abastecimento de televisores modernos vem todo da Ásia. Na medida em que temos um sistema único, podemos produzir esses aparelhos”.

Atualmente, a TV Digital está presente em 65% de todo o território brasileiro, e até o fim do ano deverá estar em todas as grandes cidades do País. Costa também informou que o sistema analógico será desligado em 2016.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.