Renegociação com Itaipu não influenciará contas de luz, diz ministro

Os empréstimos gerados para a construção da hidroelétrica não devem acarretar aumento nas tarifas de energia

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – As contas de luz não devem sofrer aumento com a renegociação de créditos da União e da Eletrobrás com a Itaipu Binacional. A afirmação foi feita pelo ministro da Minas e Energia, Silas Romeu, em resposta ao deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP) durante audiência sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na Comissão de Minas e Energia.

De acordo com o ministro, os empréstimos gerados para construção da Itaipu já faziam parte da conta, mas estavam embutidos no custo do serviço.

Petrobrás

Conforme veiculado pela Agência Câmara, o ministro descartou a possibilidade de reajuste nas tarifas de energia elétrica, devido ao aumento nos gastos com exploração da Petrobras. A estatal, explicou, está investindo mais na exploração do gás no Rio de Janeiro e Ceará, como resposta a uma possível crise do gás importado da Bolívia.

Continua depois da publicidade

Segundo o ministro, apenas a energia gerada pela termelétrica de Cuiabá sofrerá reajuste de 0,2%, como resultado da renegociação com a Bolívia, referentes a uma porção de outros gases que são comprados do país junto com o gás natural.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.