Rádios de São Paulo irão testar sistema digital nas próximas semanas

Duas ou três emissoras serão escolhidas, por conta das condições críticas que a capital paulista oferece

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Nas próximas semanas, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) irá enviar a metodologia criada para a realização de testes do sistema de rádio digital para duas ou três emissoras.

Há dois anos, a Anatel autorizou algumas emissoras a realizarem testes com o sistema digital. No total, 19 emissoras solicitaram autorização, mas a Agência não sabe informar quantas efetivamente fizeram os testes.

Resultados

Conforme divulgou a Agência Brasil, o superintendente de Serviços de Comunicação de Massa do órgão, Ara Apkar Minassian, afirmou que os testes serão feitos em emissoras de São Paulo, por ser esse um local crítico.

Continua depois da publicidade

“Tenho edifícios altos e um monte de obstáculos. Se o sistema der certo em São Paulo, a tendência de dar certo em outras cidades mais planas é muito maior”, diz. As cidades de Belo Horizonte e Rio de Janeiro também são consideradas praças críticas devido à topografia.

Os testes serão feitos para descobrir se o sistema digital tem boa qualidade, grande abrangência da cobertura e se o sinal não interfere sobre o do sistema analógico. Minassian explicou que nos testes anteriores, as rádios testavam o sistema de acordo com suas preferências, e que os resultados não indicavam se o sistema atendia ou não às necessidades de transmissão do sinal.

Sistemas em estudo no Brasil

Os sistemas de rádio digital em estudo no Brasil são dois: o americano In Band-On Chanel (Iboc) e o europeu Digital Radio Mondiale (DRM). Enquanto o americano não contempla transmissões em ondas curtas, o europeu não contempla a FM.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.