Inflação de 2012 deve ficar abaixo do IPCA deste ano, avalia Votorantim Corretora

BC não conseguirá alcançar o centro da meta em 2012 e prevê um IPCA próximo a 6,5% em 2011 e de 5,3% em 2012

Edilaine Felix

Publicidade

SÃO PAULO – Analisando a atual trajetória de preços no mercado doméstico, a equipe de economia da Votorantim Corretora, Roberto Padovani, Alexandre Andrade e Bruno Surano, aponta que é “bastante provável que a inflação em 2012 fique abaixo do IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo) de 2011”. Contudo, eles consideram a probabilidade do Banco Central alcançar o centro da meta da inflação.

Para 2012, em decorrência da trajetória dos bens comercializáveis, em razão da mudança do IPCA, a equipe acredita em inflação mais baixa. A equipe lembra que os preços administrados devem ser influenciados pelo ano eleitoral, ajudando a retirar a forte pressão inflacionária deste ano. Mesmo assim, a equipe de economistas da Votorantim acredita que o Banco Central não conseguirá alcançar o centro da meta para o próximo ano.

Queda moderada
Segundo a equipe as condições de renda e crédito devem continuar favoráveis impulsionadas pelos incentivos fiscal e monetário. Outra aposta da corretora é a atuação mais forte dos bancos públicos com o consumo interno exercendo pressões importantes nos preços de serviços. “Estimamos que a inflação deste grupo [serviços] saia de um patamar de 9,0% neste ano para 8,0% em 2012.”

Continua depois da publicidade

Por sua vez, na visão da equipe praticamente todos os grupos do IPCA devem apresentar queda moderada em 2012, sendo que as maiores pressões devem ser dos grupos diretamente ligados ao comportamento da renda real, como alimentação fora do domicílio, despesas pessoais e educação. Diante disso, a corretora prevê um IPCA próximo a 6,5% em 2011 e de 5,3% em 2012. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.