Publicidade
SÃO PAULO – Os principais contratos futuros sobre índices de ações dos EUA operam em baixa nesta sexta-feira (25), com S&P 500 e Nasdaq sinalizando abertura com -0,69% e -0,62%, respectivamente.
Voltando da paralisação do feriado do dia de ação de graças na véspera, Wall Street se vê mais uma vez diretamente atrelada ao pregão europeu em função da constante e crescente perspectiva de deterioração da crise fiscal por lá, evidenciado pelos cortes nos ratings de Portugal e Hungria nesta semana, que passaram ao grau “especulação”, também conhecido como junk bond (título lixo).
A ausência da divulgação de indicadores econômicos e resultados trimestrais na agenda, reforça ainda mais o peso que o velho continente deve ter sobre os EUA no fechamento desta semana.
Continua depois da publicidade
Black Friday
No campo corporativo entretanto, cabe destacar as expectativas do setor varejista com as vendas do Black Friday nesta sexta-feira. Com diversas promoções, o evento dá início à temporada de compras de final de ano no país e serve como sinalizador do humor dos norte-americanos para gastar.
Apesar da euforia que o evento sempre causa lá fora, para o economista da JHN Consulting, Júlio Hegedus, o desempenho desta edição da Black Friday deve ser inferior ao do ano passado. “Haverá um forte consumo, como de costume, mas em função da crise na Europa, não dá para esperar muita coisa. Além disso, a economia dos EUA está fraca e estagnada”, explicou em entrevista à InfoMoney TV.
Horário reduzido
Por fim, cabe lembrar que o pregão norte-americano terá horário reduzido nesta sexta-feira, encerrando as atividades às 16h00 de Brasília, ainda como consequência do prolongamento do feriado de ação de graças.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.