Japão quer aumentar a porcentagem de etanol no combustível do país

Os planos são de uma lei que determine que os carros, a partir de 2012, sejam compatíveis com combustíveis com 10% de etanol

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O Japão é, ao mesmo tempo, um dos países com maior avanço tecnológico e maior senso responsabilidade ambiental do mundo, o que resulta em leis e propostas que usem essas duas características em favor uma da outra.

Assim, o governo decidiu transformar todos os carros movidos à gasolina no país compatíveis com combustível que contenha 10% de etanol (E10), que é menos poluente, até 2030.

A idéia do Ministério do Meio-Ambiente é introduzir uma lei que determine que os carros novos lançados a partir de 2012 deverão ser compatíveis com o E10. Até lá, a expectativa é de que mais da metade do combustível consumido no país já contenha pelo menos 3% de etanol (E3).

Continua depois da publicidade

Responsabilidade ambiental

O objetivo é reduzir o nível de emissão de gases poluentes, como o dióxido de carbono, resultantes da queima dos derivados de petróleo, como a gasolina, que prejudicam o meio ambiente. O Japão se comprometeu, através do Protocolo de Kyoto, a reduzir em 6% a liberação desses gases até 2012, usando o nível de 1990 como base de comparação.

Porém, à medida que se aproxima o prazo final, o país está não apenas se esforçando para alcançar a meta como se empenhando em implementar medidas que dêem continuidade a esse esforço ecológico mesmo após o vencimento do protocolo.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.