Engate: regularização é obrigatória, mas somente após janeiro de 2007

É nessa data que acaba o prazo de adaptação para os proprietários, que não podem ser multados por isso antes

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Os proprietários de automóveis com engate precisam regularizar a peça de acordo com os padrões estabelecidos na Resolução 197 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Porém, nenhuma autoridade pode multá-los ainda se não o fizerem.

O prazo para que os reboques dos carros se encaixem nas exigências ou sejam retirados é de 6 meses (180 dias) a partir da data de publicação da resolução, o que só termina em 28 de janeiro de 2007.

Até lá, quem estiver circulando com o dispositivo em condições irregulares não pode ser autuado, já que não está cometendo nenhum tipo de infração. Isso explica, por exemplo, a baixa procura nas oficinas.

Continua depois da publicidade

Cuidado com o prazo!

No entanto, vale lembrar que faltam pouco mais de três meses, período que englobará a temporada de fim de ano, o que pode levar muitos a se esquecerem da necessidade de passar na oficina antes do vencimento do prazo.

Quem for flagrado, então, com o engate fora dos padrões será autuado por infração grave, tendo de pagar multa de R$ 127,69 e perdendo cinco pontos na carteira de motorista. Além disso, seu carro será retido para regularização.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.