Radar: comece o pregão sabendo as novidades do cenário corporativo

Enquanto a BM&F Bovespa assina parceria com a bolsa de Shenzhen, da China, investidores esperam discurso de Bernanke

Renato Rostás

Publicidade

SÃO PAULO – O foco das atenções dos investidores nesta sexta-feira (26) deve ficar na reunião de Jackson Hole, nos Estados Unidos, por conta do discurso de Ben Bernanke, presidente do Federal Reserve, banco central norte-americano. Há a possibilidade de que um novo programa de injeção de liquidez no sistema seja anunciado.

Apesar da divergência de movimento entre os índices de ações na Ásia, o pregão não apresentou perdas ou avanços muito relevantes. Em Tóquio, a principal notícia foi sobre a renúncia de Naoto Kan, primeiro-ministro do Japão, mas o impacto sobre a bolsa foi diminuto.

Enquanto isso, na Europa, os benchmarks iniciaram o dia em queda à espera de um possível Quantitative Easing 3. Os mercados também ficam de olho na reunião entre os ministros das Finanças da Zona do Euro quanto ao resgate à Grécia.

Continua depois da publicidade

Parcerias da BM&F Bovespa
No congresso de derivativos que é realizado a cada dois anos pela BM&F Bovespa (BVMF3), desta vez ocorrendo em Campos do Jordão, no estado de São Paulo, deve ser anunciada uma parceria entre a bolsa brasileira e a de Shenzhen, da China, sendo firmada para a troca de informações.

No mesmo evento, Edemir Pinto, presidente da instituição, havia anunciado a estreia da PUMA (Plataforma Unificada de Multi Ativos), que reúne os atuais sistemas Bovespafix, Megabolsa, Sisbex e GTS. Na segunda-feira (29), as primeiras negociações serão realizadas no mercado de câmbio.

Banda larga
Na véspera, a Telebrás (TELB4) afirmou que sua rede de conexão deve alcançar o Sudeste até o fim de setembro, partindo da cidade de Campinas. A chegada vai marcar a estreia do PNBL (Plano Nacional de Banda Larga) na região, sendo que o projeto já começou no Centro-Oeste, com a interligação de Goiás e do Distrito Federal.

Continua depois da publicidade

De acordo com informações do jornal Valor Econômico, Caio Bonilha, presidente da estatal, projeta que os 30,8 mil quilômetros de infraestrutura em telecomunicações previstos vai atender a 4.283 municípios até 2014. A companhia negocia com grandes operadoras para conseguir utilizar as redes já instaladas no País.

Termelétricas de Eike
A empresa de energia MPX (MPXE3), controlada pelo grupo de Eike Batista, comunicou ao mercado uma parceria com as espanholas Duro Felguera e Initec Energia para a construção e montagem do compelo termelétrico Parnaíba, a ser localizado no Maranhão.

Enquanto a primeira vai ficar responsável por levantar duas usinas, com capacidade total de 675,2 megawatts – recebendo por tal um montante de R$ 518 milhões –, a segunda cuidará dos processos de engenharia de uma planta com capacidade de 499,2 megawatts – sendo investidos R$ 606 milhões.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.