CPFL vai construir termelétrica em Minas Gerais em parceria com a Ersa Brasil

Prevista para começar a operação no segundo trimestre de 2013, unidade teve investimentos de R$ 156 milhões

Renato Rostás

Publicidade

SÃO PAULO – A CPFL Energia (CPFE3) divulgou nesta quarta-feira (27) a construção de uma usina termelétrica no município de Araporã, em Minas Gerais, como parte dos negócios de associação com a Ersa Brasil, produtora de energia renovável.

A unidade, que se chamará Usina Alvorada, vai se utilizar de bagaço de cana para a produção da energia. A ideia é usar a biomassa para o auto consumo da própria planta, e vender o excedente para empresas interessadas. A associação entre as duas companhias possibilitou um investimento de aproximadamente R$ 156 milhões na construção da usina.

Associação
Essa parceria entre a CPFL e a Ersa foi anunciada em 19 de abril. Alvorada, que será a primeira usina a ser construída nessa associação, deve começar suas operações oficialmente no segundo trimestre de 2013.

Continua depois da publicidade

Outras investidas previstas das duas empresas a partir deste acordo incluem a construção de parques eólicos, centrais hidrelétricas de porte pequeno, além de unidades como a anunciada, que se utilizam de biomassa.  

Potência
Segundo o comunicado da empresa, a potência instalada da planta será de 50 megawatts, dos quais uma média de 18 megawatts serão utilizados na produção da energia que será comercializada para terceiros.