Temporada de resultados deve trazer fôlego para a bolsa, com Vale em destaque

Analistas listam papéis que devem se valorizar ancorados em bons números do 1T11; preço do minério de ferro também é driver

Publicidade

SÃO PAULO – A temporada de resultados é aguardada com grande expectativa pelos investidores, que procuram analisar o desempenho financeiro das empresas como um parâmetro para suas estratégias. Os analistas também se antencipam, colocando em suas carteiras recomendadas ações das empresas que devem apresentar números sólidos naquele trimestre.

Porém, ao mesmo tempo em que a temporada de resultados pode ser um driver para o desempenho das ações na Bolsa, o contrário também pode ocorrer. Quando a companhia vem passando por momento extremamente sensível, com projeções de resultados fracos, os analistas costumam recomendar aos investidores que evitem esses ativos, pois a má temporada de resultados pode pressionar suas cotações.

“O início da safra de balanços do 1T11 ainda nos dá conforto para a consolidação do crescimento dos lucros corporativos em cerca de 20% no ano”, ressalta a Ágora.

Continua depois da publicidade

Vale: grande sucesso no 1T11
Para o primeiro trimestre do ano, as apostas estão lançadas. A Vale (VALE3, VALE5) é a campeã de recomendações de compra, tendo como pano de fundo as boas expectativas para o 1T11. 

A mineradora divulgará seus números trimestrais nesta quinta-feira (5), após o fechamento do pregão e a visão dos analistas é extremamente positiva. De acordo com a equipe de analistas da Votorantim Corretora, são esperados bons números no primeiro trimestre, o que deve impulsionar as suas ações. A Planner aposta em lucro líquido entre R$ 9 bilhões e R$ 10 bilhões, o que seria favorável para os papéis da empresa. A Spinelli acredita que a maré favorável para a Vale se estenderá nos próximos exercícios e o segundo trimestre de 2011 será o seu “melhor resultado trimestral da história”. 

Em geral, os analistas se mostram muito otimistas com a empresa em virtude do crescente aumento dos preços internacionais do minério de ferro. Para a Um Investimentos, as margens da empresa virão elevadas, seguindo a tendência dos últimos trimestres, em função da manutenção da demanda chinesa no curto prazo e de um possível reajuste de 20% nos preços do minério de ferro a partir do segundo trimestre.

Continua depois da publicidade

Juntamente com a expectativa de bons resultados previstas pelos analistas, um outro driver para a ação no curto prazo é a diminuição de risco político, conforme cita a Geral Investimentos. A Gradual também explica que a definição de Murilo Ferreira como substituto de Roger Agnelli no comando da mineradora reduzirá os rumores em relação à companhia.

Expectativas de um 1T11 positivo – driver para ações
Empresa Ação Corretoras
Vale VALE5 Planner, Gradual,Spinelli,
Geral Investimentos, UM Investimentos
Votorantim Corretora 
Petrobras PETR4 Planner, Gradual, UM Investimentos
Votorantim Corretora 
Randon RAPT4 XP Investimentos, Planner
Braskem BRKM5 UM Investimentos
BM&F BVMF3 UM Investimentos
Brasil Foods BRFS3 UM Investimentos
Cemig CMIG4 UM Investimentos
Ecorodovias ECOR3 UM Investimentos
Ez Tec EZTC3 UM Investimentos
Hypermarcas HYPE3 UM Investimentos, Geral Investimentos,
Ágora Corretora 
AES Eletropaulo ELPL4 Planner
Duratex DTEX3 Planner
Copel  CPLE6 Planner
Localiza RENT3 Planner
Wilson Sons WSON11 Votorantim Corretora
Pão de Açúcar PCAR5 Spinelli, Ágora Corretora
TIM  TCSL3 Spinelli
CCR CCRO3 Spinelli
GOL GOLL4 Spinelli
Drogasil DROG3 Ágora Corretora
Tractebel TBLE3 Ágora Corretora

Petrobras
A expectativa para o resultado da estatal não é consensual. A UM Investimentos aposta em um bom resultado para a Petrobras (PETR3, PETR4), alinhado aos últimos anúncias de descobertas do pré-sal. Para a Gradual, também otimista, a empresa deve seguir com bons números, apresentando um crescimento operacional sustentável ao longo dos próximos anos, considerado pela corretora como o “maior dentre todas as empresas do setor”.

Já para a XP Investimentos, o resultado deve ser ruim, com efeitos negativos para suas ações. A corretora retirou PETR3 de sua carteira por acreditar que a necessidade de importação de gasolina para suprir a demanda interna pressionará as margens da companhia no 1T11 e também no 2T11. 

Continua depois da publicidade

Randon
A Randon (RAPT3, RAPT4)  também foi citada como uma empresa cujas ações podem se beneficiar de uma temporada de resultados favorável. A XP Investimentos acredita que o resultado do trimestre pode trazer “surpresas positivas” e, por isso, elevou a participação das ações da empresa em sua carteira.

De igual modo, a Planner enxerga bons negócios para a empresa ao longo do ano. O crescimento da economia e o aumento  da venda de caminhões deve seguir em um bom ritmo em 2011, influenciando o resultado da empresa e o desempenho de suas ações. 

Hypermarcas
Analistas da Geral Investimentos, Ágora Corretora e da UM Investimentos acreditam que a temporada de resultados será um driver para as ações de Hypermarcas (HYPE3).

Continua depois da publicidade

Para a Geral, aliado ao resultado está o cenário econômico favorável para a Classe C, enquanto a UM destaca a politica agressiva, mas também defensiva, de fusões e aquisições da companhia. 

A Ágora ressalta a aquisição da Mantercorp como um fator que provocará expansão nos múltiplos da companhia. A expectativa é de crescimento do Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de 23% entre 2011 e 2014.

Outros destaques
Mas não são apenas as projeções de resultados de Vale, Petrobras e Randon que animaram o mercado. Outras empresas também devem apresentar bons números, segundo analistas das corretoras consultadas pela InfoMoney, conferindo a suas ações um potencial de alta.  

Continua depois da publicidade

A equipe da Ágora recomenda compra de Drogasil, Tractebel e Pão de Açúcar, na expectativa de bons resultados trimestrais. 

A UM Investimentos acredita que Braskem, BM&F Bovespa, Brasil Foods, Cemig, Ecorodovias, Ez Tec e Hypermarcas divulgarão números sólidos, que juntamente com seus bons fundamentos, influenciarão as cotações de suas ações ao longo do mês de maio. Já a Spinelli vê um bom momento para Pão de Açúcar, TIM, CCR e GOL.

A aposta da Planner está em AES Eletropaulo, Duratex, Copel e Localiza. Enquanto isso, a Votoramtim Corretora projeta bons números para Wilson Sons, ao passo que a Gafisa, com a expectativa de um 1T11 fraco, pode ver sua ação pressionada no período.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.