Com lucro decepcionante, Brascan rebaixa ações da Net e Citi reitera venda

Aumento dos gastos durante o trimestre recebe destaque; preço-alvo limitado após compra pela Embratel também pesa

Publicidade

SÃO PAULO – Nesta quarta-feira (27), a Net (NETC4) anunciou os números reportados durante o terceiro trimestre. No período, o lucro da empresa recuou 76% frente ao mesmo período do ano passado, enquanto receita e Ebitda (geração operacional de caixa) subiram 16% e 14%, respectivamente.

Frente aos números, a analista Beatriz Battelli, da Brascan Corretora, rebaixou a recomendação para as ações da companhia de outperform (desempenho acima da média do mercado) para underperform (desempenho abaixo da média do mercado), enquanto James Rivett e Alexandre Garcia, analistas do Citigroup, reiteraram a recomendação de venda aos ativos.

Segundo Battelli, apesar do avanço do Ebitda, o valor ficou 6,6% abaixo da expectativa da corretora. Além disso, o aumento das despesas com manutenção de rede e de assinantes, somado ao crescimento dos gastos com vendas, também são negativos para a empresa.

Continua depois da publicidade

Para completar o quadro pessimista, a analista acredita em um aumento da concorrência no setor para os próximos anos. Com a nova legislação, que permite a entrada de empresas de telefonia fixa no seguimento, a tendência, segundo Battelli, é de redução de market share ao longo dos anos.

Resultados que desestimulam
Para Rivett e Garcia, o resultado da receita líquida (acima da previsão) e do Ebitda (abaixo do esperado) não representa um consenso relevante para a avaliação. Assim, o desempenho abaixo do esperado do lucro líquido, decorrente, principalmente, do aumento dos gastos, pesou muito mais na avaliação.

Apesar de levantarem alguns pontos positivos em relação ao desempenho da empresa, os analistas do banco classificam os papéis da empresa como de alto risco, em função do cenário acionário.

Continua depois da publicidade

Cenário acionário desfavorável
Além do resultado nada favorável, a oferta pública da Embratel no último dia 7 de outubro pelas ações da Net também pesa contra o desempenho dos papéis, tendo em vista a brusca queda de liquidez e o preço-alvo limitado, que condiz ao preço de leilão dos ativos (R$ 23,00).

Com base no fechamento das ações da Net no último pregão de terça-feira (26), o potencial de valorização para os papéis não ultrapassa a casa de 1%, nada atrativo na visão dos analistas.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.