Publicidade
No fim de 2018, o governo recém-eleito recebeu uma ampla proposta de reforma da Previdência. O projeto previa, entre outros pontos, a unificação de todo o sistema atual de aposentadorias (INSS, servidores públicos etc.) e a criação de uma idade mínima de 65 anos, tanto para homens quanto para mulheres. Resultado previsto: uma economia de 1,3 trilhão de reais 10 anos.
A iniciativa de fazer a proposta foi comandada por Arminio Fraga, ex-presidente do Banco Central, e a elaboração técnica foi coordenada pelo economista Paulo Tafner, um dos maiores especialistas do país em previdência — e que, a partir deste mês, começará a escrever colunas para o InfoMoney.
Doutor em ciência política e pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Tafner é autor de estudos e livros sobre o tema. O livro mais recente é Reforma da previdência: por que o Brasil não pode esperar?, escrito em conjunto com Pedro Nery.
Continua depois da publicidade
Nas colunas de Tafner no InfoMoney, você poderá acompanhar suas análises sobre os desafios e problemas da Previdência Social, as propostas de reforma em discussão e os impactos sobre as contas públicas e sobre a aposentadoria de cada um, entre outros assuntos.
Conte com diferentes opções de investimento para a aposentadoria: abra uma conta gratuita na XP.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.