OMS declara zika vírus como ameaça mundial à saúde pública

A organização mundial disse que é necessária uma resposta internacional coordenada para fazer frente ao vírus

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou nesta segunda-feira (1) o zika vírus como ameaça mundial à saúde pública. A disseminação do zika vírus e sua provável ligação com casos de microcefalia tornaram-se uma emergência de saúde pública internacional, disse em uma coletiva de imprensa em Genebra, depois da primeira reunião do Comitê de Emergência sobre o zika vírus da OMS. 

A organização mundial disse que é necessária uma resposta internacional coordenada para fazer frente à essa ameaça. Para a diretora geral da OMS, Margaret Chan, a falta de vacina e testes confiáveis, a falta de imunidade na população de países afetados recentemente são fatores de preocupação.

O encontro do Comitê e Emergência, que foi feito por teleconferência e começou pouco antes das 11h15 (de Brasília), contou com oito especialistas, diretores da OMS e 12 representantes dos Estados membros, incluindo o Brasil, país mais afetado. O Brasil fez alerta em outubro sobre o elevado número de nascimentos de crianças com microcefalia na região Nordeste. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados