Produtores de hortaliças devem limitar investimentos em 2016, diz Cepea

Segundo instituto, o fenômeno El Niño ainda deve impactar o volume e a qualidade da produção, pelo menos na temporada de inverno

Datagro

Preços dos alimentos aceleraram de 0,42% para 0,45% na quadrissemana
Preços dos alimentos aceleraram de 0,42% para 0,45% na quadrissemana

Publicidade

SÃO PAULO – O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) divulgou as estimativas para cadeias de frutas e hortaliças neste ano. De acordo com o instituto, a expectativa é de que o produtor continue limitando seus investimentos, devido às mesmo preocupações enfrentadas em 2015, como a seca, a alta do dólar e o crédito para custeio/investimento e de consumo.

Segundo do Cepea, o fenômeno El Niño ainda deve impactar o volume e a qualidade da produção, pelo menos na temporada de inverno. O dólar não deve ter forte recuo. Ao contrário, o Boletim Focus do Banco Central sinaliza moeda norte-americana acima dos R$ 4,00 em 2016. 

Com o dólar em alta, o preço dos insumos sobe em meio a um contexto de crédito caro e escasso. Os insumos foram reajustados em 2015, mas parte das compras dos produtores já tinha sido feita antes daqueles aumentos, amenizando o impacto sobre a contabilidade do produtor.

Continua depois da publicidade

Para 2016, o setor de frutas e hortaliças deve enfrentar dificuldades, há também oportunidades, especialmente porque não há perspectiva de excesso de oferta que pressione os valores do hortifrutis. De qualquer forma, para este ano, o Cepea recomenda ao produtor cautela em relação à ampliação dos investimentos.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.