Radar: acompanhe algumas das principais oscilações na bolsa nesta quinta-feira

Ibovespa segue inversão de tendência em Wall Street e tem leve alta de 0,12%, tentando encerrar sequência negativa

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Acompanhando a inversão de tendência observada em Wall Street, o Ibovespa esboça uma tímida recuperação e opera em leve alta de 0,12% na tarde desta quinta-feira (18), encerrando até o momento uma sequência de três pregões consecutivos de desvalorização.

Na esfera corporativa doméstica, destaque para a notícia de que a agência de classificação de risco Moody´s reduziu o rating global em moeda local da Petrobras (PETR4) de A3 para A2, com perspectiva estável. A justificativa foi a forte dependência entre a estatal e o governo brasileiro. Momentos após o anúncio, as ações da companhia têm leve queda de 0,22%.

Renúncias

O banco Nossa Caixa (BNCA3), por sua vez, informou a renúncia do Sr. Paulo Euclides Bonzanini do cargo de diretor presidente, que estava à frente do desafio de integrar o banco paulista ao Banco do Brasil (BBAS3). Para substituí-lo, o acionista controlador indicou o economista Demian Fiocca, para deliberação do Conselho de Administração. Em resposta, os papéis da Nossa Caixa têm leve queda de 0,12%, enquanto os do BB caem 0,48%.

Continua depois da publicidade

Já o frigorífico Minerva (BEEF3) comunicou que aceitou o pedido de renúncia do Sr. Carlos Watanabe do cargo de diretor de Finanças e de Relações com Investidores. O diretor presidente, Sr. Fernando Galletti de Queiroz, foi eleito para acumular interinamente as duas funções.

Falando em Minerva, a companhia anunciou a constituição de duas subsidiárias, a Minerva Log, com atuação no setor de logística e transportes, e a Loin Investments, que administrará uma carteira de valores mobiliários própria. O objetivo é a redução de despesas comerciais, principalmente de frete marítimo, além de custos e tributos sobre as operações financeiras. As ações da empresa registram 2,71% de valorização.

Projeções

A agenda também conta com novas recomendações para alguns ativos. A Ágora Corretora, por exemplo, iniciou a cobertura dos papéis da Porto Seguro (PSSA3) com recomendação de compra e preço-alvo de R$ 20,48 para dezembro de 2009. Os analistas ressaltam o histórico de alta lucratividade da empresa, com retorno sobre patrimônio anualizado acima da média do setor financeiro do País. As ações da companhia respondem com leve queda de 0,27%.

Continua depois da publicidade

O Santander também atualizou suas perspectivas para a Equatorial Energia (EQTL3), após a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciar os novos termos do contrato da empresa. A recomendação aos ativos, que caem 0,20% no pregão, é de compra. A agência aumentou em 4,99% a tarifa de energia contratada, número bem visto pelos analistas do banco, que esperavam uma revisão pior.

Já a equipe do Bradesco reforçou sua expectativa de “alta performance” aos papéis da MMX (MMXM3), após a mineradora ter reportado aumento de 515 milhões de toneladas para 754 milhões de toneladas no volume de reservas e recursos de sua mina de minério de ferro de Serra Azul. As ações da companhia disparam 5,07% nesta tarde.

Copasa

Completando as referências divulgadas no País, a Copasa (CSMG3) anunciou que o volume faturado em maio atingiu 79,302 milhões de metros cúbicos, ficando levemente acima do número registrado no mesmo mês do ano passado. Desta forma, os papéis da empresa sobem 1,04% na sessão.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.