Maior otimismo de gestores não se traduz em posições de maior risco, mostra pesquisa

Estudo de banco sugere menor exposição a ativos defensivos e maior posicionamento em tecnologia, energia e commodities

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – A melhora dos indicadores econômicos globais vem afastando o sentimento de pessimismo instaurado meados de 2007, conforme mostra o resultado de pesquisa do Bank of America Merrill Lynch feita com grandes gestores de fundos espalhados pelo mundo.

Compilando opiniões diversas entre 6 e 12 de março, o estudo apontou que os gestores estão mais otimistas em relação à economia global desde dezembro de 2005, ante as expectativas favoráveis quanto ao desempenho econômico da China e dos Estados Unidos.

Entretanto, esse otimismo inusitado em relação ao desempenho econômico mundial não se traduz em maior apetite por risco ou por aportes no mercado de renda variável, já que a situação dos bancos ainda é crítica.

Continua depois da publicidade

Exposição aos mercados globais

Perguntados sobre as percepções sobre o mercado acionário, 42% dos gestores consultados acreditam que as ações estão subvalorizadas, bem acima do percentual de 24% verificado em fevereiro.

Por este motivo, indicam uma menor exposição aos ativos mais defensivos, como os do setor farmacêutico, ao passo que sugerem maior posicionamento nos setores de tecnologia, energia e matérias-primas.

Contudo, os gestores ouvidos pelo Bank of America Merrill Lynch pedem atenção para onde alocar os investimentos. Eles reduziram suas participações nos mercados europeus e no Japão. 40% dos entrevistados estão em posição “abaixo da média” nas ações da Zona do Euro e 30% estão em posição semelhante quanto às ações japonesas.

Continua depois da publicidade

Considerando um horizonte de doze meses, 21% dos gestores mostram-se dispostos a um posicionamento overweight – acima da média – nos mercados norte-americanos. Essa relação é de 19% para os mercados emergentes.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.