Decisão do Copom e ata do Fed vão ditar o rumo dos negócios nesta quinta-feira

Resultados corporativos estarão em foco novamente; Bernanke volta a falar e dados de atividade nos EUA também são destaque

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A quarta-feira marcou uma sessão de agenda cheia e mau humor nos mercados globais. Entretanto, depois de um dia complicado, os investidores parecem mais tranqüilos nesta manhã de quinta-feira, que reserva a segunda parte do discurso de Bernanke e a divulgação da ata do Fed.

No plano doméstico, o destaque da sessão deverá ser o ajuste dos mercados à decisão do Copom (Comitê de Política Monetária), que na última noite cortou a Selic em 50 pontos base, passando-a para 11,50% ao ano. O número era amplamente esperado, mas o placar apertado (4×3) sugere que o ritmo dos cortes pode voltar a ser mais moderado.

Além disso, a agenda do dia prevê a publicação de outros dados sobre a atividade econômica norte-americana, bem como a de diversos resultados corporativos. Por ora, o noticiário empresarial não assusta e os mercados futuros norte-americanos indicam uma abertura em alta para Wall Street.

Continua depois da publicidade

Nesta quinta-feira, os investidores poderão analisar números de peso como os de Advanced Micro Devices, Bank of America, Continental Airlines, Dow Jones & Co., Google, Harley-Davidson, Honeywell, Microsoft, Motorola, Nucor, Bank of New York, Hershey e Nasdaq Stock Market. Isso sem falar na agenda econômica, cujos detalhes seguem abaixo:

Indicadores internacionais Horário de Brasília Referência Anterior Expectativa
Pedidos por Auxílio-Desemprego (EUA) 9h30 Sem. até 14/07
Leading Indicators (EUA) 11h00 Junho 0,3% 0,1%
Philadelphia Fed Index (EUA) 13h00 Julho 18 pontos 13 pontos
Minuta da Reunião do Fed (EUA) 15h00 Junho
Discurso de Bernanke no Senado (EUA) 10h30

No plano corporativo doméstico, os destaques da sessão ficam por conta dos resultados trimestrais de Net e Weg. Ademais, depois de vários rumores, a Telecom Italia vendeu sua participação minoritária na Brasil Telecom para o Citigroup e grandes fundos de pensão do Brasil em uma operação de cerca de US$ 530 milhões.

Ásia e Europa

Na Europa, o movimento também é positivo com as principais Bolsas em alta impulsionada pelos resultados trimestrais de importantes companhias. Os números da SAP, da Roche e da Motorola superaram as expectativas dos analistas. Além disso, a competição pelo ABN Amro continua movimentada e a última novidade é que o Barclays deverá aprimorar sua proposta.

Continua depois da publicidade

Na Ásia, fusões e aquisições também movimentaram a última sessão, quando índice Nikkei fechou em alta de 0,6%, puxado principalmente por empresas do setor financeiro, que subiram em função dos rumores de que Promise e Sanyo Shinpan Finance estariam negociando uma fusão.

Já a Bolsa da China caiu 0,44% com o mercado de olho nos indicadores econômicos divulgados na última sessão. O PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 11,9% no segundo trimestre de 2007, quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Ao mesmo tempo, a inflação não se comportou conforme as expectativas, o que reforçou os receios de que a autoridade monetária deverá elevar o juro básico chinês a fim de conter a pressão inflacionária no país.

Continua depois da publicidade

Petróleo segue em alta

Por sua vez, os preços do petróleo, que na última quarta-feira encerraram em alta depois que dados mostrando uma redução nos estoques norte-americanos de combustível e problemas geopolíticos envolvendo grandes países produtores, mais uma vez operam no campo positivo nesta manhã.

Finalmente, em termos de cronogramas de ofertas públicas de ações, o dia registra as seguintes ocorrências no mercado brasileiro:

Empresa Tipo da Oferta Evento
Banco Patagônia Primária e Secundária de BDRs Publicação do anúncio de início
Estácio Primária e Secundária de units Início do período de reservas
Springs Primária e Secundária Início do período de reservas
Hering Primária e Secundária Fixação do preço por ação
Triunfo Primária e Secundária Fixação do preço por ação
Açúcar Guarani Primária Fixação do preço por ação
ABC Brasil Primária e Secundária Encerramento do período de reservas
MRV Primária e Secundária Fixação do preço por ação
Kroton Primária e Secundária de units Fixação do preço por ação
Paraná Banco Primária Data máxima para publ. do anúncio de encerr. da oferta
General Primária Início do período de reservas