Para suprir a demanda de energia, setor elétrico precisa de US$ 40 bilhões

Investimento que deverá ser feito ao longo dos próximos dez anos serve para garantir a geração de energia no país

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O secretário nacional de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério das Minas e Energia, Márcio Zimmermann, declarou que a taxa de crescimento do consumo de energia elétrica deve ser significativa nos próximos anos.
Dado que pode incomodar o brasileiro caso não sejam investidos US$ 40 bilhões no setor nos próximos dez anos, segundo Zimmermann.

Este investimento seria apenas para garantir a geração de energia no país, que sofre com grandes desafios devido a uma forte demanda energética da sociedade.

Outras alternativas

Diante deste cenário, o secretário destacou algumas soluções para esta situação, como a busca de novas fontes geradoras, a exemplo de carvão mineral, térmicas a gás e energia eólica.

Continua depois da publicidade

Preocupações

Demonstrando a dimensão do problema, Zimmermann, além de lembrar a falta de planejamento do setor em relação aos apagões de 2001, ressaltou que a região Sul poderia estar sendo prejudicada atualmente caso não houvesse tomado certas medidas com antecedência.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.