BNDES concede subsídios de R$ 3,5 bilhões ao ano para o setor privado

Para analistas da Global Invest, falta de uma política clara por parte do governo fomenta apenas a desigualdade social

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Segundo relatório divulgado nesta segunda-feira pela Global Invest, os recursos emprestados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) à TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) representam um subsídio ao setor privado da ordem de R$ 3,5 bilhões ao ano.

A TJLP foi reduzida, na semana passada, para 9% ao ano, após permanecer mais de um ano em 9,75% ao ano, o que trouxe o assunto novamente à tona.

Falta de uma política clara eleva desigualdade

Para os analistas da instituição, esta questão mostra que o governo brasileiro não possui uma política clara nesse sentido. Ou seja, enquanto o Banco Central se mostra bastante austero em sua política de juros, o BNDES continua arrojado, aproximando suas taxas daquelas cobradas no mercado internacional.

Continua depois da publicidade

O fato significa que, na hora de pagar, o governo se submete a juros elevados, a maior taxa real do mundo, mas, na hora de receber, este faz concessões e recebe bem menos.

A Global Invest revela que a política mantém a tradição brasileira de fomentar as desigualdades e os desequilíbrios, ou seja, para a imensa maioria, juros elevadíssimos, e, para alguns, dinheiro barato.

Prejuízo aos trabalhadores

Outro argumento do banco é que os recursos emprestados pelo BNDES vêm do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) e da Caixa do Tesouro Nacional. Isso significa que os trabalhadores têm seus recursos aplicados a uma taxa bastante inferior àquela totalmente livre de risco que é paga pelo governo.

Continua depois da publicidade

Do outro lado, segundo os analistas, a falta de dinamismo dos investimentos do setor privado não traz o retorno esperado em termos de emprego e crescimento aos trabalhadores, que ainda ressentem de investimentos públicos nas áreas de saúde e educação, por exemplo.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.