Desconto no seguro? Apresentamos “ Bônus”, o protagonista da renovação.

Ter um ano sem incidentes pode render descontos na hora renovar o seguro do seu carro.

Rafael Monsores

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Ao renovar sua apólice, atente-se para uma possível bonificação que você pode ter adquirido com o passar dos anos como segurado. Esse tipo de vantagem chama-se bônus e pode ser considerado como um incentivo de desconto concedido ao cliente pela seguradora quando, no período vigente da apólice – cerca de um ano – o veículo não esteve envolvido em nenhum tipo de acidente, roubo ou furto.

Considera-se como classe de bônus o índice de classificação que as seguradoras utilizam para pontuar esse tipo de incentivo. Isso significa que há variações no resultado dessa contabilização, ou seja, o valor é acumulativo e pode ser acrescido ou reduzido, no caso de um possível sinistro. O índice calculado determinará o desconto no valor a ser desembolsado pelo cliente na próxima renovação.

Para que você entenda melhor, irei exemplificar:

Continua depois da publicidade

No primeiro ano de aquisição do seguro o seu bônus é de 0%, ou seja, não há garantia desse tipo desconto. No entanto, se, durante o período de vigência dessa primeira apólice, o seu seguro não tenha sido acionado, ao renová-lo você já garante o direito de um bônus classe 1, equivalente a um percentual de desconto no seguro . No ano seguinte, caso continue não recorrendo ao seguro, é acrescido outra taxa de desconto, nomeada de bônus classe 2, equivalente a um fator maior do que a do anterior.

Assim segue a escala de bonificações, onde o valor máximo de desconto é aproximadamente 30% variando de acordo com a tabela da seguradora. No caso de um acidente, roubo ou furto, a taxa acumulada é reduzida conforme o índice de classificação pré-estabelecido.

O bônus sempre estará vinculado ao segurado. Dessa forma, mesmo que no decorrer dos anos o cliente opte por mudar de corretor ou seguradora, o seu crédito de vantagem não será perdido. Algumas seguradoras  permitem somente a transferência direta, casos em que o segurado deseja repassar sua bonificação a parentes como cônjuges, pais ou filhos.

Continua depois da publicidade

Vale frisar sobre a importância de ficar atento à data de vencimento da apólice. Nunca deixe para renová-la nos últimos instantes, pois isso implica riscos.  O direito ao desconto pelo bônus, pode ser perdido se houver perda de prazo da data de renovação. Você não vai querer passar por isso, não é mesmo?

Fique atento ao prazo e até a próxima!