Conteúdo editorial apoiado por

Mattel: projeção de vendas ofusca “efeito Barbie” e ações despencam 10% após balanço

"Estamos operando em um ambiente macroeconômico desafiador, com maior volatilidade que pode afetar a demanda do consumidor", disse o CFO

Equipe InfoMoney

Margot Robbie durante um evento de tapete rosa para promover seu novo filme "Barbie" em Seul em 2 de julho (Fotógrafo: Jung Yeon-je/AFP/Getty Images)
Margot Robbie durante um evento de tapete rosa para promover seu novo filme "Barbie" em Seul em 2 de julho (Fotógrafo: Jung Yeon-je/AFP/Getty Images)

Publicidade

Após a divulgação dos resultados do terceiro trimestre de 2023 (3T23), as ações da Mattel, negociadas na Nasdaq, registravam queda de cerca de 10% nas negociações pré-mercado. Às 7h35 (horário de Brasília) desta quinta-feira (26) os papéis tinham derrocada de 10,59%, a US$ 17,98.

A Mattel alertou nesta quarta-feira para a desaceleração da demanda por brinquedos às vésperas da importante temporada de festas, tirando o brilho dos resultados trimestrais da empresa, que superaram as expectativas impulsionados pelo sucesso de bilheteria do filme “Barbie”.

A empresa manteve a projeção de vendas líquidas no ano em patamar similar ao número do ano passado, de US$ 5,44 bilhões.

Continua depois da publicidade

“Estamos operando em um ambiente macroeconômico desafiador, com maior volatilidade que pode afetar a demanda do consumidor”, disse o diretor financeiro da Mattel, Anthony DiSilvestro, em teleconferência após a divulgação dos resultados.

A empresa também afirmou que a maior parte do efeito positivo de US$ 125 milhões nas vendas anuais em função do filme “Barbie” já estava refletida nos resultados do terceiro trimestre, que superaram as expectativas de analistas.

“Embora o filme provavelmente coloque algum brilho nas vendas da Barbie no quarto trimestre, a decisão da empresa de manter o ‘guidance’ (de vendas) sugere que a companhia prevê alguns obstáculos no curto prazo”, disse Zak Stambor, analista sênior da Insider Intelligence.

Continua depois da publicidade

O lucro ajustado por ação da Mattel no trimestre foi de US$ 1,08, acima da estimativa dos analistas de lucro de US$ 0,86, segundo dados da LSEG.

A Mattel elevou sua previsão de lucro para 2023 em 5 centavos por ação, e agora espera entre US$ 1,15 e US$ 1,25 por ação, graças em parte a iniciativas de corte de custos. Os analistas projetam lucro anual de US$ 1,20 por ação e receita de US$ 5,49 bilhões, segunda a média das estimativas compiladas pela Bloomberg.

“Efeito Barbie” nos números da empresa

Continua depois da publicidade

Barbie, dirigido por Greta Gerwig e estrelado por Margot Robbie, é o filme de maior bilheteria de 2023 e se tornou uma grande vitrine pública para o principal brinquedo da Mattel.

A boneca Barbie de Margot Robbie está vendendo especialmente bem, e a gestão da empresa espera que ela seja um brinquedo bastante demandado nas listas de compras de Natal, segundo o CEO Ynon Kreiz. A Hot Wheels está preparada para seu sexto ano de vendas recordes e, na verdade, cresceu mais rápido que a Barbie no último trimestre.

Desde seu lançamento em julho, o filme da Barbie gerou mais de US$ 1,4 bilhão em vendas globais de ingressos e é o filme de maior bilheteria já feito pela Warner Bros.

Continua depois da publicidade

Como parceira de produção do filme, a Mattel recebe uma parte das vendas de ingressos e da receita de streaming.

Kreiz disse no início deste ano que a Mattel veria um benefício maior com o sucesso do filme no segundo semestre, com sua popularidade impulsionando a demanda por bonecas e outros produtos da marca Barbie.

No geral, as vendas de bonecas da Mattel aumentaram 24% numa base de moeda constante durante o terceiro trimestre, quando os varejistas começaram a fazer encomendas para a época de Natal. As vendas da Barbie aumentaram 16% e os resultados no negócio de bonecas também foram impulsionados pelas linhas Disney e Monster High, disse a Mattel.

Barbie é o primeiro lançamento cinematográfico da Mattel sob uma estratégia que Kreiz planejou ao assumir o cargo de CEO, em 2018. Ele está buscando trazer mais marcas da empresa para a tela em filmes ou programas de TV e está desenvolvendo filmes baseados em Hot Wheels, Polly Pocket, entre outros.

(com Reuters e Bloomberg)

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.