Republicanos chegam a um consenso e elegem Mike Johnson para presidir a Câmara dos EUA

Republicano tem histórico de votação conservador, mas é considerado moderado e pode ser decisivo para impedir um 'shutdown' do governo

Roberto de Lira

Publicidade

O deputado Mike Johnson, da Louisiana, foi eleito nesta tarde como novo presidente (“speaker”) da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, colocando fim a um impasse no comando da Casa que já durava mais de três semanas. Ele obteve 220 votos contra 209 atribuído ao líder da minoria democrata, Hakeem Jeffries.

O republicano de 51 anos é vice-presidente do Partido Republicano na Câmara desde 2021 e também preside o Comitê de Estudos Republicanos, a maior bancada conservadora da Casa.

Johnson terá como missão liderar as votações em um momento político difícil, não só pela divisão de seu partido, mas também porque será necessário aprovar um pacote de financiamento do governo até 17 de novembro para que se evite uma paralisação (“shutdown”) de serviços essenciais.

Continua depois da publicidade

O site especializado The Hill lembra que o deputado tem um histórico de votação conservador, mas que não possui grandes inimigos políticos e, por isso, tornou-se a escolha consensual dos republicanos, após vários nomes terem enfrentado rejeição desde a semana passada.

Johnson votou contra o pacote provisório para manter o governo aberto, exatamente a negociação que acabou prejudicando o ex-presidente Kevin McCarthy, que foi destituído do cargo em 3 de outubro. Mas o novo líder da Casa votou para manter McCarthy como presidente da Câmara no início do mês e também propôs um pacote de gastos de curto prazo semelhante.