Hidrovias do Brasil (HBSA3) lucra 5 vezes mais no segundo trimestre, a R$ 117,9 milhões

Resultado refletiu principalmente o resultado operacional apresentado em todos os corredores logísticos

Felipe Moreira

Hidrovias do Brasil (Divulgação)
Hidrovias do Brasil (Divulgação)

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A Hidrovias do Brasil (HBSA3) registrou um lucro líquido de R$ 117,9 milhões em seu balanço referente ao segundo trimestre de 2023. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o número foi de R$ 22 milhões, houve uma elevação de 435,9%.

O aumento do lucro refletiu “principalmente o robusto resultado operacional apresentado em todos os corredores logísticos, que mais que compensou o efeito observado no resultado Financeiro e na linha de impostos”, explica a empresa.

No que diz respeito à receita líquida, a empresa alcançou R$ 597,5 milhões entre abril e junho, representando uma elevação de 44,9% em relação ao mesmo período de 2022.

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O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês), por sua vez, foi de R$ 327,5 milhões, apresentando uma elevação de 90,8% em relação ao segundo trimestre de 2022.

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Em relação aos gastos, as despesas operacionais subiram 4,7% no ano, para R$ 44,3 milhões.

No âmbito financeiro, a companhia registrou um resultado financeiro negativo de R$ 118,8 milhões, um crescimento de 66% na base anual.

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A companhia fechou junho com uma dívida líquida de R$ 3,301 bilhões no segundo trimestre de 2023, uma diminuição de 13,2% na comparação com o segundo trimestre do ano passado.

O indicador de alavancagem financeira, medido pela dívida líquida/Ebitda ajustado, ficou em 4 vezes em junho/23, queda de 1,7 p.p. em relação ao mesmo período de 2022.

O Capex consolidado do 2T23 foi de R$ 59,5 milhões, uma diminuição de 33,5% em relação ao mesmo período de 2022.

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Houve geração de R$ 256,4 milhões de caixa operacional no 2T23, refletindo tanto o expressivo crescimento de 90,8% do Ebitda no período, como a significativa melhora na linha de capital de giro – que teve contas a receber mais regulares e condizentes com a sazonalidade histórica do negócio.

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