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A sessão após a divulgação de dezenas de resultados do segundo trimestre de 2023 (2T23) foi bastante movimentada, com algumas ações registrando ou forte movimento de alta ou de baixa.
Entre as ações que ganham destaque nesta sexta-feira (11) após o balanço, estiveram Yduqs (YDUQ3, R$ 24,00, +8,16%), com mais um resultado bastante positivo, além de C&A (CEAB3, R$ 6,70, +14,73%), Infracommerce (IFCM3, R$ 1,77, +4,12%) e Sabesp (SBSP3, R$ 56,16, +5,64%).
Entre as baixas, o grande destaque ficou para a Locaweb (LWSA3, R$ 7,17, -8,08%), Bemobi (BMOB3, R$ 13,00, -5,39%), Dasa (DASA3, R$ 10,55, -13,52%), enquanto Ferbasa (FESA4), Priner (PRNR3), BMG (BMGB4 e outras também tiveram baixa.
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Confira as análises dos resultados que mais movimentam a B3 na sessão desta sexta:
MAIORES ALTAS
Yduqs (YDUQ3)
A Yduqs teve lucro líquido de R$ 32 milhões no segundo trimestre, revertendo prejuízo de R$ 63,3 milhões na comparação com mesmo período do ano anterior.
Em teleconferência com analistas, Eduardo Parente, presidente da companhia, disse que o grupo de educação está obtendo um efeito de alavancagem operacional elevado, impulsionado principalmente pela evolução do segmento de ensino a distância (Ead), que a empresa acredita que irá durar.
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“A gente vai ter um ano bastante diferente aqui de margem, e isso vale para o Ead, mas vale para o presencial também”, disse Parente. “Então estamos tendo efeito de alavancagem operacional muito grande e a gente acha que, isso sim, veio para ficar.” O executivo observou que a empresa tem apresentado uma margem geral superior em relação ao ano passado, apesar de alguns custos relevantes adicionais.
“Tem uma série de coisas acontecendo, que em uma situação normal deveria puxar nossa rentabilidade para baixo, que não vem acontecendo”, citando, entre outros, remuneração de executivos e FG-Fies. Segundo Parente, essa sustentabilidade da operação se deve, além da evolução digital no Ead, ao crescimento dos negócios de maior margem e uma recuperação do ensino presencial.
Para o Itaú BBA, o destaque dos resultados foi o expressivo crescimento do ticket médio da empresa nos segmentos de ensino digital e presencial. Seguindo as tendências positivas de preços, a empresa reportou um aumento de Ebitda ajustado de 24% em base anual, superando nossa estimativa em 7%.
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Além disso, a companhia ofereceu uma indicação (guidance) encorajadora para o segundo semestre do ano, com crescimento de Ebitda de 10% a 20% no ano contra ano para o terceiro trimestre e forte captação no segmento presencial. Contudo, o banco mantém indicação neutra para YDUQ3, com preço-alvo de R$ 18 ao final de 2023.
Para a XP, a Yduqs apresentou mais sinais positivos do que negativos. No lado positivo, destaca: (i) o forte aumento do ticket médio tanto para os alunos de ensino presencial quanto para os alunos de ensino digital; (ii) o aumento de 45% no volume de captações de ensino digital; (iii) uma redução da PDD tanto para o presencial quanto para o digital; e (iv) a diminuição da alavancagem. “Pelo lado ligeiramente negativo, notamos o desempenho fraco do segmento Premium e o leve aumento nas projeções de Capex (investimentos)”, aponta a casa.
A Genial Investimentos destaca que o segundo trimestre para o setor de educação é sempre mais monótono pelo fato de os grandes ciclos de captações ocorrerem nos períodos ímpares. Ainda assim, vê o 2º trimestre com uma continuidade do forte resultado já postado no 1T23, com expansão de receita, margem e lucro. A recomendação, contudo, segue neutra, ainda que com preço-alvo maior de R$ 22.
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C&A (CEAB3)
A rede de varejo de moda C&A (CEAB3) registrou lucro líquido de R$ 4,2 milhões no segundo trimestre deste ano, dobrando o resultado de líquido de um ano antes.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado após IFRS 16 somou R$ 274 milhões, alta de 11,55, enquanto a margem subiu 1,6 ponto porcentual, para 16,7%. As vendas no conceito mesmas lojas, ou seja, com mais de 12 meses de funcionamento, recuaram 2,2%. Um ano, porém, a alta foi de 36%, o que elevou a base de comparação.
A XP ressaltou que a C&A apresentou resultados acima das nossas estimativas no 2T23, com um Ebitda bem acima das suas estimativas, resultado de uma melhor margem bruta em vestuário e menores despesas com vendas, principalmente de marketing. Contudo, segue com recomendação neutra e preço-alvo de R$ 3,50/ação.
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Aa margem bruta teve crescimento de 2,2 p.p na base anual, impulsionada pelo varejo, como resultado dos ganhos advindos do push&pull, implementação da ferramenta de precificação dinâmica e promoções táticas para aumentar o tráfego nas lojas durante Dias das Mães/Namorados, enquanto a maior participação da categoria nas vendas também contribuiu positivamente para a rentabilidade.
A margem Ebitda ajustada subiu devido a menores despesas com vendas, principalmente em marketing, fretes e pessoal, embora parcialmente compensadas por maiores despesas gerais e administrativas. Na operação de serviços financeiros, as vendas do C&A Pay compensaram os resultados do Bradescard (-38% ano a ano), enquanto as provisões e nível de inadimplência continuam pressionados, levando a resultados ainda negativos, em -R$ 26 milhões.
O lucro líquido foi impactado pelas despesas financeiras, enquanto a geração de caixa foi positiva em R$ 205 milhões devido à melhor dinâmicas de capital de giro e menor nível de investimentos no trimestre (-51% na base anual).
O Bradesco BBI vê os resultados da varejista como uma continuação das tendências positivas de caixa e margens dos últimos dois trimestres.
Além disso, acredita que a C&A continua progredindo em sua agenda estratégica, com os principais projetos – distribuição push-pull e precificação dinâmica – apoiando a expansão da margem do varejo em um momento em que os principais pares, como Lojas Renner (LREN3) e Guararapes (GUAR3) estão enfrentando contrações de margem.
Outro importante pilar estratégico, serviços financeiros continua com uma postura conservadora em originações, o que o BBI considera correto no atual ambiente difícil de inadimplência de crédito, especialmente para operações em ramp-up, embora a expansão da base de cartões de crédito permaneça robusta (20% versus 1T23).
“Por fim, esperamos ver quanta melhoria ainda podemos extrair desses impactos estruturais enquanto, por enquanto, incorporamos as atuais evoluções de margem em nosso modelo, o que nos leva a revisar nossas estimativas ligeiramente para cima (3% no EBITDA esperado para 2024) e nosso preço-alvo para 2023 para R$ 7,70 (de R$ 6)”, avaliam os analistas.
Em geral, o BBI acredita que os investidores receberão outra surpresa de margem positiva, que, juntamente com a disciplina de caixa, tem sido o principal impulsionador do excelente desempenho das ações (+165% no acumulado do ano). No entanto, a visibilidade dos resultados continua baixa, com potencial para uma recuperação mais pronunciada até 2025, com boa parte dessas melhorias parecendo precificadas, o que leva o banco a manter recomendação neutra para a ação.
Infracommerce (IFCM3)
A Infracommerce reduziu prejuízo em 14,1% no segundo trimestre, para R$ 52,4 milhões.
O Itaú BBA aponta que a empresa entregou o primeiro trimestre limpo desde que começou sua cobertura para as ações, há quase um ano. Três pontos se destacam: i) crescimento orgânico da América Latina de 53% na base anual, compensando operação do Brasil mais fraca (+6% na base anual); ii) Ebit ajustado positivo pela primeira vez desde o IPO, com melhora significativa do Ebitda menos capex; e iii) melhor despesa financeira líquida, que são pelo menos parcialmente operacionais uma vez que as despesas de pré-pagamento do InfraPay fluem por esta linha.
“Se compararmos esses números com as nossas próprias estimativas, foi uma batida forte para onde quer que olhe (+24% nas receitas e +63% no Ebitda ), mas destacamos que parte disso é explicado pela consolidação da Ecomsur”, avalia o BBA.
A companhia também divulgou sua nova estratégia de economia com guidance para reduzir despesas operacionais de R$ 156-176 milhões em 2023, o que aponta para um potencial de crescimento na faixa de orientação para o Ebitda (R$ 120-140 milhões) e do Ebitda-capex (R$ -10 para 50 milhões).
O único ponto que ainda foi negativo, segundo os analistas, é a continuação da queima de caixa total no nível consolidado, mesmo excluindo os R$ 5 milhões por M&A (fusões e aquisições) e os R$ 8 milhões referentes à redução de headcount (ambos pontuais).
“Os resultados do 2T23 sinalizam que essa queima de caixa provavelmente terminará, e parece que isso acontecerá no 3T23”, avalia o banco, que ainda vai esperar para se tornar mais positivo com o ativo. A recomendação atual é neutra, com preço-alvo de R$ 6.
Sabesp (SBSP3)
A Sabesp (SBSP3) registrou lucro líquido de R$ 743,7 milhões no segundo trimestre, alta de 76,1% contra o mesmo período de 2022.
Os números operacionais da empresa paulista de saneamento ficaram um pouco acima das estimativas do Credit Suisse e do consenso devido a melhores volumes e mix tarifário, apesar de maiores despesas gerenciáveis com pico de provisões para inadimplência.
Na comparação anual, os resultados foram beneficiados pelos aumentos tarifários e de volume, além de melhores resultados financeiros (câmbio/variação monetária), compensando o aumento geral dos custos.
A empresa registrou a provisão integral para despesas relacionadas ao seu plano de desligamento voluntário em andamento, totalizando R$ 530 milhões. “Continuamos acreditando que os principais catalisadores para a empresa devem ser notícias de privatizações e mais ganhos de eficiência sob a nova gestão”, aponta.
A XP também destacou os números acima das suas expectativas. “O reajuste tarifário, ocorrido em maio de 2023, o aumento do volume faturado e a redução das despesas financeiras foram os responsáveis por esse desempenho positivo. No entanto, esperamos que o principal gatilho para o preço das ações seja o desenrolar do processo de privatização”, aponta, mantendo recomendação neutra na Sabesp, com preço-alvo de R$ 52/ação.
MAIORES BAIXAS
Locaweb (LWSA3)
A Locaweb (LWSA3) registrou um prejuízo líquido de R$ 38,8 milhões, ante lucro de R$ 13,3 milhões no mesmo período do ano passado.
O recuo do lucro se dá mesmo com a receita líquida avançando 11,1% na base anual, para R$ 313,9 milhões. No segmento de Commerce, onde a companhia oferece ajuda a clientes que querem ter uma loja online, a receita líquida apresentou crescimento de 20,4%, passando de R$ 173,6 milhões para R$ 209,0 milhões. No BeOnline, de hospedagem de sites, a receita caiu 3,7%, ficando em R$ 104,9 milhões.
O Credit Suisse apontou que a Locaweb reportou resultados fracos com receita 2% menor ante o consenso Bloomberg, liderada por uma desaceleração expressiva do GMV.
O mix de GMV continua melhorando em relação às lojas virtuais (+15,4% ao ano), mas terminou se traduzindo em uma desaceleração de todas as unidades de negócio em menor magnitude.
O crescimento da receita orgânica total desacelerou para 9% ano a ano (20% no 1T23), com o crescimento orgânico do e-commerce diminuindo para 18% na base anual (36% no 1T23). O Ebitda ajustado consolidado bateu o consenso em 1%, com margem de 17,2%, +10 pontos-base frente 1T23, ajudado pela BeOnline (+4,2 p.p. ante 1T23). No entanto, a margem Ebitda ajustada caiu 1,9 p.p frente o 1T23 (-1,1 p.p. incluindo despesas de pré-pagamento), devido ao evento de lançamento de Wake.
O destaque positivo foi o Bling, crescendo 51% na comparação anual, apesar de ter desacelerado ligeiramente versus os últimos trimestres. Na outra ponta, Yapay, Melhor Envio e Squid tiveram expressiva desaceleração. Ao mesmo tempo, as receitas da BeOnline continuaram a recuperar após um fraco 2S22.
Para o Credit, os resultados do 2T23 mostraram um sólido controle de margem, mas a desaceleração geral pode levar a expectativas de crescimento mais baixas para o ano, avalia o Credit. No entanto, na visão do banco, as estimativas de Ebitda do mercado já incorporam a melhoria da margem daqui para frente.
A XP ainda destaca que a empresa reportou uma provisão incremental para o pagamento de earnout da Bling, e incluindo esse efeito, a Locaweb teve um prejuízo líquido de R$ 39 milhões no trimestre. No geral, a casa mantém classificação neutra e preço-alvo de R$ 7,5/ação para o final de 2023.
Dasa (DASA3)
A rede de saúde integrada Dasa (DASA3) registrou prejuízo líquido ajustado de R$ 225 milhões no segundo trimestre de 2023. Assim, piorou em 216% o saldo negativo registrado um ano antes, de R$ 71 milhões. A cifra também é 49% maior que o prejuízo de R$ 151 milhões do primeiro trimestre.
O Ebitda ajustado da companhia, por sua vez, foi de R$ 585 milhões. O valor é 4% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. A receita líquida consolidada da Dasa entre abril e junho deste ano foi de R$ 3,631 bilhões. O número é 10% maior que o do mesmo período no ano passado e 3% superior ao do primeiro trimestre de 2023.
Para o Itaú BBA, o resultado foi negativo. Houve aumento na taxa de ocupação, mas a média de ticket foi pressionada sequencialmente na unidade hospitalar e oncológica, com volume de exames menor na base trimestral na unidade de diagnósticos. Isso resultou em margens abaixo do esperado, com Ebitda ajustado de R$ 585 milhões (15% abaixo das estimativas).
Bemobi (BMOB3)
A Bemobi (BMOB3) registrou um lucro líquido de R$ 19,2 milhões no segundo trimestre de 2023 (2T23), um avanço de 122% frente os R$ 8,6 milhões registrados em igual período do ano passado.
O lucro líquido ajustado, excluindo efeito do swap, foi de R$ 20 milhões, uma retração de 25% frente o 2T22, basicamente efeito da variação cambial – excluindo esse efeito teria registrado queda de 2%, para R$ 23,6 milhões.
Já o Ebitda foi de R$ 43,4 milhões, queda de 3%.
Para o BBA, o 2T23 mostra que a situação da Bemobi continua desafiadora do ponto de vista operacional – receita em queda com efeitos de migração da Oi e ventos contrários de câmbio nas operações em mercados emergentes.
“Embora não esperemos muito mais deterioração, estamos dando o benefício da dúvida na execução, dado o grande histórico de longo prazo, então seguimos com recomendação equivalente à neutra. Porém, podemos eventualmente nos tornar ainda mais negativos se nos provarmos errados”, aponta.
(com Reuters)
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