Banco Central da Austrália decide manter os juros e admite que algum novo aperto pode ser necessário

Taxa básica foi mantida em 4,10% porque, mesmo com a inflação caindo, RBA considera o patamar de 6% anuais muito alto

Roberto de Lira

Publicidade

O RBA, o Banco Central da Austrália decidiu em sua reunião de política monetária realizada nesta terça-feira (1) manter sua taxa básica de juros inalterada em 4,10% ao ano. Segundo a autoridade monetária, a decisão proporcionará mais tempo para o BC avaliar o impacto do aumento das taxas de juros até o momento e as perspectivas econômicas.

O RBA disse que algum aperto adicional da política monetária pode ser necessário para garantir que a inflação volte à meta em um prazo razoável, mas isso dependerá dos dados e da evolução da avaliação dos riscos.

Segundo o RBA, a inflação na Austrália está diminuindo, mas o atual patamar de 6% ainda está muito alto. “A inflação dos bens diminuiu, mas os preços de muitos serviços estão subindo rapidamente. A inflação dos aluguéis também é elevada”, comentou o BC em seu comunicado.

Continua depois da publicidade

As taxas de juros australianas subiram 4 pontos percentuais desde maio do ano passado. A previsão atual é de que a inflação medida ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) continue a diminuir, para cerca de 3,25% até ao final de 2024 e volte a situar-se na faixa entre2% e 3% apenas no final de 2025.

A economia australiana está passando por um período de crescimento abaixo da tendência e espera-se que isso continue por algum tempo. O crescimento do consumo das famílias é fraco, assim como o investimento em habitação. A previsão é de crescimento do PIB em torno de 1,75% em 2024 e um pouco acima de 2% no ano seguinte.