BIS: Incerteza econômica segue desafio para bancos na avaliação da qualidade de crédito

A falha em identificar e medir a deterioração do risco de crédito de maneira oportuna e consistente pode levar a maiores perdas bancária, avalia

Estadão Conteúdo

Investimentos em tecnologia dentro de bancos cresceram 29% no acumulado de um ano. Foto: Pixabay
Investimentos em tecnologia dentro de bancos cresceram 29% no acumulado de um ano. Foto: Pixabay

Publicidade

A incerteza econômica continua representando desafios para os bancos na avaliação da qualidade de crédito de tomadores de empréstimos e setores vulneráveis, avalia o Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês). Em atualização sobre o tema, o BIS avalia que boas práticas de provisionamento permitem que os bancos identifiquem qualquer deterioração no risco de crédito de forma consistente e tempestiva, tornando-se parte integrante da gestão do risco.

A falha em identificar e medir a deterioração do risco de crédito de maneira oportuna e consistente pode levar a maiores perdas bancárias futuras e inadequação de capital que podem minar a confiança no setor bancário, avalia a instituição.

Os supervisores continuam observando uma série de práticas em modelos baseados em classificações internas e provisionamento em bancos e tomaram medidas de supervisão, incluindo mergulhos temáticos profundos, investigações no local, emissão de orientação e ações específicas, diz o BIS.

Tópicos relacionados