Publicidade
Embora concorrentes no segmento de carros elétricos, Tesla (TSLA34) resolveu abrir sua rede de carregadores elétricos para a Ford (FDMO34), nos Estados Unidos e no Canadá. A partir do ano que vem, os clientes da concorrente poderão usar os mais de 17 mil pontos de carregamento rápido espalhados pela América do Norte, conforme divulgaram as empresas nesta quinta-feira (25).
O anúncio foi feito em conjunto pelos presidentes das duas empresas, Elon Musk e Jim Farley, em uma conferência no Twitter. Segundo ele, para usar os equipamentos, os clientes da Ford que tiverem veículos elétricos com tomadas diferentes dos veículos Tesla terão de usar adaptadores.
O acordo entre as duas gigantes de automóveis surge como uma das possibilidades para acabar com a diferenciação entre os carregadores de veículos elétricos. Como os celulares, em geral, cada montadora cria seu próprio modelo de tomada, restringindo que os motoristas possam carregar seus veículos em qualquer ponto.
Continua depois da publicidade
“Não queremos que a rede Tesla Supercharger seja como um jardim murado”, disse Elon Musk, no Twitter. “Queremos que seja algo que apoie a eletrificação e o transporte sustentável em geral”.
Já Farley lembrou das últimas férias com sua família, em que seus filhos lhe perguntaram sobre carregar o veículo elétrico na estação de outra marca. “Eu estava tipo, ‘Não, temos que ir aqui atrás desse outro prédio’”, lembrou, durante a apresentação online.
Com a possibilidade deste ser o primeiro passo para a padronização dos carregadores elétricos, a Tesla espera participar de um eventual projeto de construção de uma rede nacional de carregadores para veículos. Isso porque, no ano passado, o governo norte-americano aprovou uma lei liberando cerca de R$ 25 bilhões para a construção de infraestrutura comum para veículos elétricos no país.