Seacrest: Itaú BBA recomenda compra para ações de petroleira negociadas em Oslo e vê potencial de valorização de mais de 100%

Seacrest Petróleo, que tem ativos no Brasil, fez IPO na Noruega em fevereiro e levantou US$ 260 milhões

Equipe InfoMoney

Petróleo (Fonte: Bloomberg)
Petróleo (Fonte: Bloomberg)

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A petroleira Seacrest Petróleo, produtora de petróleo e gás onshore com ativos no Brasil, teve a sua cobertura iniciada pelo Itaú BBA com recomendação de compra e potencial de alta de 104% em relação ao fechamento da última segunda-feira (3).

A Seacrest, empresa produtora de petróleo e gás, especializada na recuperação de campos maduros, faz parte do portfólio da Seacrest Capital, uma gestora internacional de Private Equity com um extenso histórico na indústria de exploração e produção de óleo e gás em alto mar. A companhia concluiu sua abertura de capital (IPO) em 22 de fevereiro e listou suas ações na Bolsa de Valores de Oslo, na Noruega, sob o ticker SEAPT. O Itaú BBA tem preço-alvo de 25 coroas norueguesas (kr$) ao fim de 2023. A ação fechou a sessão desta terça em Oslo a US$ 12,20 (levando a um upside de 105%).

O banco destaca os principais pontos da sua tese de investimentos:

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▪ Time executivo e de operações. A Seacrest tem um time executivo e de operações com extenso histórico em revitalização de campos maduros em terra, bem como uma estratégia disciplinada de alocação de capital, o que, na avaliação do BBA, ajuda a mitigar potenciais riscos de execução, avalia;

▪ Modelo de negócios verticalizado. A empresa tem um portfólio composto de dois ativos produtores: Cricaré (de propriedade e operado pela Seacrest) e Norte Capixaba (adquirido no ano passado da Petrobras PETR4; o fechamento do negócio ainda está pendente). Esses ativos serão operados como uma única operação através de um modelo de negócios verticalizado, já que Norte Capixaba também inclui unidades de tratamentos, tanques e um terminal;

▪ Terminal Norte Capixaba. O terminal dará à Seacrest autonomia na comercialização do petróleo que ela produz, ampliando suas opções além da venda para refinarias. O terminal está em bom estado devido aos trabalhos de manutenção que a Petrobras realizou ao longo de 2021 e 2022;

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▪ Óleo de alta qualidade e baixo teor de enxofre. As reservas da Seacrest, aponta o banco, contêm óleo de alta qualidade,
com baixo teor de enxofre, que pode ser vendido como combustível de navio com 0,5% de enxofre, dadas suas características similares. Apesar da recente volatilidade, este combustível tem sido negociado com prêmios médios em relação ao Brent de US$ 7,70 o barril (em 2020-2022) e de US$ 10/barril (em 2022);

▪ Reservas de óleo e gás. A empresa detém reservas 2P (provadas e prováveis) de óleo e gás de 140 milhões de barris, com 93% disso sendo óleo. Cricaré contribui com 53 milhões de barris e Norte Capixaba com 87 milhões de barris. Todo o gás produzido será utilizado para injeção de vapor e para gerar energia para a operação.

O banco também avalia os principais pontos a serem monitorados:

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O primeiro deles é o fechamento da aquisição da Norte Capixaba. Em duas ocasiões distintas em março, o Ministério de
Minas e Energia (MME) solicitou que a Petrobras suspendesse todos os processos de desinvestimento.

Inicialmente, a Petrobras respondeu que não havia motivos para que os contratos já assinados (incluindo a venda da Norte Capixaba) fossem suspensos. Após o MME reiterar seu pedido, a empresa respondeu que qualquer revisão do plano de desinvestimento requer uma revisão prévia do plano estratégico da empresa pela nova diretoria e conselho de administração, mas também destacou que esta revisão não deveria incluir desinvestimentos nas fases de assinatura e fechamento, a fim de que a Petrobras possa cumprir plenamente com os direitos e obrigações que já assumiu.

Além disso, está no radar a discussão sobre o prêmio de longo prazo do combustível de navio em relação ao Brent. O prêmio em relação ao Brent pode variar com base nas condições de mercado e tem sido altamente volátil recentemente. Este prêmio aumentou com o estabelecimento da IMO 2020, que limitou a proporção de enxofre no combustível de navio em 0,5% (de 3,5%), favorecendo os operadores que produzem óleo com baixo teor de enxofre.

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“Entretanto destacamos que este prêmio pode diminuir com o tempo devido a mudanças nas condições de mercado ou melhorias tecnológicas (como a instalação de purificadores em navios ou atualizações de refinarias)”, avaliam os analistas.

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