China registra primeira compra de títulos com yuan digital

Empresa local permitiu a primeira aquisição de valor mobiliário utilizando a moeda digital estatal

CoinDesk

Getty Images
Getty Images

Publicidade

O yuan digital (e-CNY), um token digital emitido pelo Banco da China, foi usado para comprar títulos pela primeira vez, de acordo com a imprensa local.

Agora, os investidores podem usar o e-CNY para comprar títulos usando o aplicativo Soochow Securities, informou o China Securities Journal, citando a empresa como fonte.

Contatada pelo CoinDesk, a Soochow Securities não respondeu ao pedido de comentário.

Continua depois da publicidade

O desenvolvimento da moeda digital do banco central (CBDC) da China está mais avançado do que na maioria dos outros países.

Na semana passada, a China incluiu o e-CNY no relatório de circulação de dinheiro pela primeira vez, logo após liberar função de pagamentos offline no aplicativo estatal da moeda.

Em outubro, as transações de e-CNY atingiram US$ 14 bilhões, número que impressiona comparado a outros países, mas que marcou a desaceleração da expansão da moeda digital na China.

Continua depois da publicidade

A maioria dos bancos centrais que trabalha em uma moeda digital própria no mundo planeja lançar a novidade dentro de 10 anos, de acordo com um relatório do Fórum Oficial de Instituições Monetárias e Financeiras.

Até agora, as Bahamas, Nigéria, Caribe Oriental e Jamaica já emitiram um CBDC. Já o Banco Central do Brasil está em fase de elaboração do real digital. A previsão é que uma versão de testes seja lançada até o final de 2023.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil