O investimento de R$ 107 milhões do Grupo Boticário no Paraná

Investimento promove novas vagas de emprego, fomenta sustentabilidade e inovação, e vai ao encontro de novas tendências de consumo

Mariana Amaro

Centro de Distribuição de Campina Grande do Sul (PR) (Foto: Divulgação / Conteúdo Fino)
Centro de Distribuição de Campina Grande do Sul (PR) (Foto: Divulgação / Conteúdo Fino)

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O Grupo Boticário inaugurou ontem (29) um novo centro de distribuição em Campina Grande do Sul, no Paraná, depois de investir R$ 107 milhões para modernização e expansão no local.

Com cerca de 20 mil m², o CD de Campina Grande do Sul, no Paraná, é o primeiro da companhia a atender vários canais e marcas do grupo. A ampliação da estrutura, segundo a fabricante de cosméticos, aumentará a capacidade de armazenamento de produtos e garantirá a separação de até 871 mil produtos por dia, bem como permitirá a redução de um ou dois dias no tempo de entrega dos pedidos feitos por revendedores, franqueados e consumidores.

Para a obra, foram usadas paredes de blocos sustentáveis, formados, em que 20%, com plástico do programa de logística reversa da companhia, iniciativa de recolhimento de embalagens pós-consumo que colaborou com a retirada de 4,5 toneladas de lixo plástico do meio ambiente. “Em todo o projeto foram usadas 87 toneladas de resíduos reciclados, desde a terra para a fundação até o papelão das embalagens. Além disso, há uma expectativa de crescimento de postos de trabalho em, pelo menos, 30% a 40% nos próximos cinco anos”, Artur Grynbaum, vice-presidente do conselho do Grupo Boticário.

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O executivo afirmou ainda que olhar da companhia está voltado para o futuro e é pautado pelas demandas dos clientes. “Por isso, seguimos investindo e buscando soluções que beneficiem o negócio, mas também proporcionem impactos socioeconômicos nas regiões onde estamos presentes”, completa.

A novidade faz parte da estratégia de inovação do negócio que busca alinhar o desenvolvimento socioeconômico da região em que está inserida com a produção sustentável (e rentável) da companhia. A primeira parte deste plano foi colocada em prática no começo do ano, quando a primeira fábrica do Grupo, em São José dos Pinhais, no Paraná, completou 40 anos e recebeu um investimento de R$ 200 milhões com objetivo de aumentar a capacidade produtiva de forma sustentável até 2023 e fomentar o desenvolvimento socioeconômico da região. Até 2030, o Grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma “Uma Beleza de Futuro”, que reúne compromissos socioambientais ambiciosos.

Mariana Amaro

Editora de Negócios do InfoMoney e apresentadora do podcast Do Zero ao Topo. Cobre negócios e inovação.