Publicidade
O Magazine Luiza (MGLU3) foi a empresa mais reclamada no “esquenta” da Black Friday, entre 12h de quarta-feira (23) e 6h desta sexta-feira (25), com 248 reclamações, segundo dados do Reclame Aqui em seu relatório sobre o evento do varejo. Em segundo lugar aparece a Amazon, com 128 reclamações, e Casas Bahia, com 113.
Desde o início do monitoramento do Reclame Aqui, os consumidores já registraram 5.447 reclamações sobre a Black Friday 2022, 4% a menos do aferido no mesmo período de 2021. Propaganda enganosa, com 16,94%, e atraso de entrega, com 16,58%, são os problemas mais mencionados pelos consumidores.
Veja as empresas mais reclamadas:
Continua depois da publicidade
Empresa | N° de reclamações (entre quarta e 6h de sexta) |
1. Magazine Luiza | 248 |
2. Amazon | 128 |
3. Casas Bahia (loja online) | 113 |
4. Shopee | 93 |
5. Americanas (loja online) | 91 |
6. Yeesco | 80 |
7. 2R Store | 76 |
8. iFood | 65 |
9. Appmax | 65 |
10. Americanas Entregas (o2o)* | 65 |
Copa ‘roubou’ atenção do consumidor
A estreia bem-sucedida do Brasil na Copa do Mundo, com vitória de 2×0 sobre a Sérvia, dividiu as atenções dos consumidores com a Black Friday nesta quinta-feira (24), no período de esquenta das promoções.
Para Edu Neves, cofundador e CEO do Reclame Aqui, embora a queda nas reclamações tenha sido de apenas 4% entre 2022 e 2021, a redução é um sinal de que a Copa do Mundo “roubou” a atenção nas primeiras horas de Black Friday.
Diante disso, a expectativa é de que as varejistas impulsionem as propagandas nesta sexta-feira. “É provável que haja mais disposição dos consumidores em buscar as promoções nesta sexta-feira, já que hoje não há participação do Brasil na Copa do Mundo”, diz Neves.
Continua depois da publicidade
O executivo ressalta que o consumidor deve ficar atento às propagandas recebidas em redes sociais e e-mails.
“A tendência dessas ofertas é empolgar e levar o consumidor a comprar. A atratividade do ‘imperdível’ com a facilidade do pagamento pelo Pix, por exemplo, pode levar o consumidor a golpes. Por isso, é importante acender uma luz amarela e dizer que o Pix não dá marcha à ré, se pagou, dificilmente vai ter o dinheiro de volta”, afirma.
Por isso, se você não conhece a loja, nunca ouviu falar e tem alguma dúvida, não pague com o Pix para evitar fraudes.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.