Núcleo da inflação PCE dos EUA sobe 0,5% em setembro na base mensal, em linha com o esperado

Alta anual é de 5,1%, em setembro, ante estimativa Refinitiv de 5,2%; sem considerar alimentos e energia, PCE subiu 0,3% no mês e 6,2% no ano

Roberto de Lira

Publicidade

O núcleo do índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) nos Estados Unidos subiu 0,5% em setembro na comparação mensal e 5,1% na anual, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (28) pelo Departamento de Comércio americano.

Com o resultado, o indicador recuou um pouco na comparação com agosto (0,6%) e ficou dentro da expectativa do mercado (que projetava uma alta mensal de 0,5% e anual de 5,2%, segundo a Refinitiv).

O núcleo do PCE exclui os preços de alimentos e energia, que são mais voláteis. Considerando esses preços, a inflação de consumo americana (medida pelo PCE) foi de 0,3 na base mensal e de 6,2% na anual.

Continua depois da publicidade

O índice de preços PCE é conhecido por capturar a inflação (ou deflação) em uma ampla gama de despesas do consumidor e refletir mudanças no comportamento do consumidor. Ele é observado de perto pelo Federal Reserve (FED) para auxiliar na condução da política monetária.