As dark stores vão acabar com os mercados de bairro?

O modelo de dark store foi importado pelos apps de delivery para viabilizar entregas em até 15 minutos. Essas lojas funcionam como um supermercado, mas são exclusivas para compras online.

Esse negócio chegou para competir com o chamado mercado de vizinha, que cresceu nos últimos meses. Tem sido comum ver novos supermercados e minimercados surgirem na rua de casa.

Só dos modelos Minuto Pão de Açúcar e Carrefour Express são mais de 100 unidades de cada no Estado de São Paulo. Ainda tem a rede mexicana Oxxo que chegou com uma operação agressiva no país há dois anos.

Apesar desses números, os apps de entrega - como Daki, Ifood e Rappi - apostam na comodidade como fator de desempate perante o público. A proposta é devolver tempo livre para que o cliente aproveite como quiser.

Uma dark store dá mais retorno aos apps, mas é mais cara e difícil de implementar. Por isso, somando os três maiores players, são menos de 300 unidades no país. 

Dificuldade na expansão

As empresas planejam ampliar os negócios nos próximos meses, mas seguem com cautela, analisando as melhores cidades e bairros. Hoje, a cobertura desses aplicativos está principalmente no eixo Rio-SP.

Confira todos os detalhes dos supermercados escondidos na matéria do Infomoney: