Conteúdo oferecido por

XP ganha três prêmios por atuação no mercado de COEs

No SRP Américas Awards 2022, a XP foi escolhida como Melhores Distribuidor, Performance e Casa para os produtos estruturados

MoneyLab

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Um rigoroso processo de diligência na escolha dos COEs a serem emitidos e distribuídos, respeitando uma visão de longo prazo e que faça sentido para o investidor. Soma-se a isso uma elevada capilaridade de distribuição do veículo, com mais de 11 mil assessores espalhados pelo Brasil e ainda o cuidado com a experiência do cliente na plataforma, facilitando o acesso às operações e oferecendo serviços adicionais.

Estes atributos, entre outros, fizeram a XP ser premiada em três categorias do SRP Américas Awards, uma das mais importantes premiações do mundo no setor. No evento, realizado em Chicago (EUA), vários players de destaque no setor de notas estruturadas foram reconhecidos por seus trabalhos em diversas categorias, sendo a XP um dos maiores destaques do evento.

A XP levou três premiações, sendo reconhecida como a Melhor Performance, o Melhor Distribuidor e ainda a Melhor Casa para os produtos estruturados (COEs).

“Foi um grande reconhecimento para a XP levar esses prêmios para casa, especialmente o prêmio de Melhor Performance do Brasil. Ficamos felizes com o reconhecimento de que estamos no caminho certo, colocando sempre o cliente em primeiro lugar e buscando trazer as melhores soluções na prática, que visam retornos atrativos e acima de outros players”, comenta Victor Vallim, head de Distribuição de Notas Estruturadas da XP.

Ele acrescenta que é um reconhecimento do esforço feito pela empresa para ajudar no desenvolvimento do mercado de COEs no país, produtos que só em 2015 passaram a ser ofertados.

Segundo dados divulgados pela B3, nos últimos dois anos, o estoque de COEs no mercado brasileiro saltou de R$ 20 bilhões para R$ 46 bilhões. Só o Banco XP detém 36% do mercado.

“No começo, os COEs eram apenas produtos ligados à temas do mercado local, como juros e bolsa. A XP foi pioneira ao entender que o COE era mais veículo do que produto, e passou a estruturá-los ligados à temas globais, como tecnologia da saúde temas investimentos ligados à temática ESG e e-sports, dentre outros, permitindo ao brasileiro acessar outros mercados”, comenta Vallim.

Segundo ele, esta busca por diversificação foi importante e mostrou-se de grande valor na pandemia.

“Enquanto alguns os ativos no mundo todo se deterioravam, os COEs se beneficiaram de seu componente de proteção de capital, sua diversificação no acesso ao exterior e de estruturas que ofereciam garantia de taxa fixa, e assim foram importantes na composição dos investimentos dos nossos clientes.”

O Prêmio de Melhor Performance, explica Vallim, reflete as escolhas acertadas da XP ao dar acesso ao mercado externo e buscar novas teses de investimentos, sempre com base em um processo de diligência rigoroso.

A cada 15 dias há reuniões dos diferentes stakeholders do produto, como time de distribuição, traders, time de estruturação, equipe de estratégia internacional, analistas entre outros para avaliar cenário e identificar oportunidades para os clientes, e é desse comitê recorrente que as ideias de novos produtos e teses nascem.

Invista nos melhores produtos. Abra uma conta gratuita na XP.

Experiência do cliente

Outro elemento importante que valida o reconhecimento da XP é o cuidado com a experiência do cliente, principalmente quando o tema é um ativo, o COE, que ainda busca se desenvolver no mercado brasileiro.

“A plataforma cumpre este papel, de facilitar o acesso às operações e das informações acerca delas, que é importante para prover a melhor experiência possível ao cliente”, comenta Bruno Giannecchini, head de Estruturação de Notas da XP.

No avanço mais recente do mercado de COE, também estimulado por iniciativas da XP, Giannecchini menciona a oferta de serviços adicionais, como o crédito colateralizado com base nos COEs. “Tudo isto é muito importante e nos ajudou a conquistar o prêmio de Melhor Casa para produtos estruturados.”

O trabalho da XP para oferecer ao cliente os melhores COEs segue na mesma direção, a de buscar estruturas inovadoras que consigam atender às condições de mercado em diferentes momentos, sempre com visão de longo prazo.

Só neste semestre, destacam o lançamento de dois COEs, um ligado ao recém-criado Índice Proprietário MAXP e o XP Bolsa Americana – Entrada Otimizada.

“Este último otimiza o ponto de entrada da estrutura. Na prática, colocamos algumas observações pré-determinadas, 12 no primeiro ano por exemplo, uma por mês. Em cada uma das datas programadas, incluindo a data de início do COE, observamos o preço do ativo subjacente, e utilizaremos o melhor preço possível dentre as observações para a nota estruturada. Isso tira aquele efeito do investidor ficar receoso ou tentando adivinhar o melhor momento para entrar em uma aplicação”, explica Giannecchini.

Para Victor Vallim, é esta esteira de inovação somada à busca pela melhor oferta e um processo forte de distribuição com mais de 11 mil assessores trabalhando que resultou na conquista dos prêmios.

“É um conjunto de iniciativas que começa desde a concepção da ideia, passa pela construção do produto e chega na ponta com qualidade através da distribuição, que fizeram com que a XP conquistasse esta importante premiação. Vamos seguir na mesma esteira, com mentalidade disruptiva, buscando oferecer novidades que façam sentido econômico para o cliente.”

Invista nos melhores produtos. Abra uma conta gratuita na XP.

Disclaimer: CONTEÚDO PATROCINADO XP INVESTIMENTOS CCTVM S.A. Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “XP”) e tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. As informações contidas neste material foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Os ativos, operações, fundos e/ou instrumentos financeiros discutidos neste material podem não ser adequados para todos os investidores. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. A XP Investimentos se coloca à disposição para clientes que desejam obter informações, tirar dúvidas ou fazer reclamações por meio de seu Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). O contato do SAC é o telefone 0800 77 20202. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. Para maiores informações sobre produtos, tabelas de custos operacionais e política de cobrança, favor acessar o nosso site: www.xpi.com.br.

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.