Guerras, eleições e mais: os efeitos do volátil 2022 nas emoções dos traders

O trader que desenvolve habilidades para administrar suas emoções será aquele que permanecerá na consistência financeira

Danuza Machado

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

(Getty Images)
(Getty Images)

Publicidade

Este ano tem sido atípico e intenso, repleto de notícias, decisões surpreendentes e expectativas. E, para nós brasileiros, é ano de eleições, historicamente nunca tão sublinhadas.

Claro que todas essas incertezas refletem na volatilidade do mercado financeiro. E é intrigante a atitude que alguns traders e investidores têm diante da imprevisibilidade do mercado.

Quando você decide ser trader ou investidor, está implícito que você vai correr riscos. Ou seja, vai atuar, na maior parte das vezes (senão todas) dentro da aleatoriedade. Assim como um bombeiro, por exemplo, aceita que irá correr risco de morte em sua profissão.

Continua depois da publicidade

Por esta razão, imagina-se que traders e investidores saibam que trabalhamos fundamentados em possibilidades e probabilidades. A única certeza que temos é a de que nada é garantia de nada. Os ganhos se darão pela consistência, o que não é sinônimo de constância*.

Ainda assim, dentro da estatística, as chances de ganhos podem ser ilimitadas (assim como as perdas). E é esse potencial de chances de ganhos que seduz e atrai negociadores. Cientes de que deverão aceitar correr certo risco para obter determinado retorno traçado dentro de um plano meticulosamente calculado.

Sabem que para seguir tal plano deverão ter um autocontrole e disciplina incontestáveis. A capacidade de gerenciar a ansiedade e manter o foco dependerá do quanto o trader ou o investidor se dedicará ao autoconhecimento e ao desenvolvimento da inteligência emocional.

Continua depois da publicidade

Tudo teoricamente assinalado. Mas não é bem assim… infelizmente.

Em suma, muitos traders e investidores comportam-se como se não soubessem os riscos intrínsecos às incertezas desta profissão. Agem como se os imprevistos fossem exceção, não regra.

Ao meu ver, a depender do tempo de tela e experiência de mercado, a instabilidade do ano de 2022 não deveria causar distúrbios emocionais tão intensos como temos presenciado.

Continua depois da publicidade

Isto porque a ambiguidade faz parte da profissão trader e, por isso, aquele que entendeu isso e trabalha com afinco no desenvolvimento de habilidades para administrar suas emoções sem danos será aquele que permanecerá na consistência financeira.

* Constância: é o que tende a se repetir de maneira contínua; sem interrupções; permanente; Consistência: é o que tende a durar por muito tempo; estável; resistente.

Autor avatar
Danuza Machado

Psicóloga há 25 anos e trader há quase 10 anos. Já trabalhou como Oficial Psicóloga nas Forças Armadas no Controle Emocional para Pilotos do Exército Brasileiro, também como facilitadora no processo de Desenvolvimento de Comportamentos Empreendedores para Empresários no SEBRAE-SP