Eu e minha noiva queremos comprar nossa casa em 3 anos; onde investir?

Rogério Benevente, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitor do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Tenho 20 anos e gostaria de comprar minha casa ou apartamento junto com minha noiva. Estamos cursando a faculdade e pretendemos morar juntos assim que terminarmos os estudos, em 3 ou 4 anos ou o mais rápido possível. Gostaria de saber a melhor forma para investir esse dinheiro já que li que a poupança não é o mais indicado. Nosso investimento inicial mensal seria de R$ 500 ao mês.

Leitor: Pedro

Newsletter

Liga de FIIs

Receba em primeira mão notícias exclusivas sobre fundos imobiliários

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Resposta de Rogério Benevente, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

Prezado Pedro,

A Poupança é muito presente na estrutura de investimentos de muitos brasileiros. De fato, há alternativas bem mais interessantes para alocação de recursos, especialmente para pessoas jovens, com horizontes de tempo mais amplo para manter aplicações, desde perfis conservadores a perfis agressivos.

Continua depois da publicidade

A casa própria é um projeto importante e influencia na decisão e planejamento do futuro. Requer análise criteriosa e bastante objetiva, haja vista que investimentos imobiliários são de longo prazo e as taxas bastante elevadas. Contudo, o quanto antes derem início ao planejamento para aquisição deste bem, maior a capacidade de manobra na alocação de recursos financeiros e tempo para buscar e analisar propostas de imóveis e financiamentos, especialmente por se tratar de duas potenciais rendas futuras, sua e da sua noiva.

Considerando o valor mensal a ser aplicado, expectativas da SELIC para os próximos 4 anos e perfil conservador de investimentos, a projeção de montante de reserva bruta acumulada orbita em torno de R$ 30.000,00, o que suportaria uma possível entrada no projeto da casa própria. Obviamente, que à medida que o tempo avance e a renda do casal aumente, há a possibilidade de incrementar recursos adicionais ao montante mensal de aplicação e, consequentemente, aumento da reserva bruta acumulada no futuro, tornando ainda mais factível o projeto de aquisição de um imóvel. Tenham bastante cautela em analisar e escolherem a melhor alternativa possível, seja para investir ou adquirir um bem.

Desejo muito sucesso a vocês e um excelente desenvolvimento acadêmico.

Continua depois da publicidade

Grande abraço,

Rogério Benevente é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Continua depois da publicidade

Perguntas devem ser feitas no formulário http://develop.infomoney.com.br/onde-investir/infomoney-responde-formulario-pergunta