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A quarta rodada da pesquisa Ipespe em maio mostra retomada da tendência de crescimento das intenções de voto no presidente Jair Bolsonaro (PL). O levantamento foi encomendado pela XP Inc.
No cenário estimulado para o primeiro turno (quando o eleitor escolhe seu candidato entre opções apresentadas pelo pesquisador), Bolsonaro subiu de 32% para 34% das intenções de voto.
Com isso, a diferença para Lula — que oscilou 1 ponto para mais, indo a 45% — passa a ser de 11 pontos percentuais, a menor de toda a série, iniciada em janeiro de 2020. Os dois pré-candidatos estão em seus níveis mais altos de apoio desde o início da medição.
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A tendência de crescimento de Bolsonaro se mantém desde janeiro deste ano, quando o presidente pontuava 24% – foram dez pontos percentuais conquistados nesses cinco meses. Nesse período, Lula se manteve estável, entre 43% e 45%, como agora.
O crescimento dos dois no levantamento atual se deu, principalmente, sobre votos brancos, nulos e indecisos, que foram de 8% a 5%. João Doria, que havia sido incluído no registro da pesquisa no último sábado, antes da formalização de sua desistência, também recuou dois pontos, indo de 4% a 2%.
Na sequência de Lula e Bolsonaro, aparecem Ciro Gomes, que manteve 8%, Simone Tebet, que oscilou de 2% para 3%, João Doria (foi de 4% para 2%) e André Janones, que manteve os 2%.
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Foram realizadas 1.000 entrevistas de abrangência nacional, nos dias 23, 24 e 25 de maio. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-07856/2022. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
O índice de confiança é de 95,5% (o que significa que se a pesquisa fosse realizada 100 vezes, em 95 delas o resultado ficaria dentro da margem de erro).
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea (quando o eleitor aponta seu candidato sem que nomes sejam apresentados pelo pesquisador), Lula tem 40% das intenções de voto, contra 30% de Bolsonaro.
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Na sequência, Ciro Gomes aparece com 4%, e Simone Tebet, João Doria, André Janones estão empatados com 1% cada um. Brancos e nulos somam 7%, enquanto 16% não sabem ou não responderam.
Segundo turno
Em simulação de segundo turno, Lula se mantém à frente com 53%, mesmo número da leitura anterior. Bolsonaro oscilou um ponto para cima, indo a 35% — diferença de 18 pontos percentuais.
O avanço dos dois acontece em um cenário de estabilidade na avaliação do governo: tanto a fatia dos que consideram a administração ótima ou boa (31%) quantos a dos que consideram ruim ou péssimo (51%) oscilaram um ponto para menos.
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Na simulação de segundo turno entre Lula e Ciro, o petista ganha por 54% a 25%. Contra Simone Tebet, Lula vence por 57% a 18%.
Já na simulação de segundo turno entre Bolsonaro e Ciro, o presidente perde por 44% a 41%. Contra Tebet, Bolsonaro vence por 40% a 34%.
Propaganda na TV e decisão do voto
A pesquisa mostra também um avanço na parcela do eleitorado que declara já ter tomado uma decisão sobre seu voto. Esse grupo passou de 44% em outubro do ano passado para 68% agora.
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Os que dizem decidir na reta final da disputa (quando começar a propaganda, dias antes, depois dos últimos debates ou no dia da eleição) recuaram de 46% para 27%.
Sobre as propagandas partidárias que têm sido veiculadas em TV desde o início do ano, 37% declaram ter tido contato – quatro pontos a mais que há duas semanas. Nesse grupo, o PT é o partido que tem as propagandas mais lembradas (40%).
Em relação ao meio usado para se informar sobre política, a TV segue à frente com 43% da preferência, mas a fatia é menor do que em 2018, quando era escolhida por 49%. Já mídias sociais registram avanço, e passaram de 19% para 24% nesses quatro anos.
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