CCJ do Senado sabatina André Mendonça, indicado por Bolsonaro ao STF; acompanhe

Mendonça foi indicado para a vaga de Marco Aurélio Mello em julho, mas desde então o processo não havia caminhado na casa legislativa

Marcos Mortari

Publicidade

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal realiza, nesta quarta-feira (1), a sabatina do ex-ministro da Justiça e da Advocacia Geral da União André Mendonça, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). A sessão está marcada para as 9h (horário de Brasília). Acompanhe ao vivo pelo vídeo acima.

André Mendonça foi indicado para a vaga de Marco Aurélio Mello em julho, mas desde então o processo não caminhou na casa legislativa, em meio a resistências do presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que preferia outras opções para o cargo. O escolhido por Bolsonaro é evangélico e representa uma promessa de campanha do mandatário aos seus apoiadores religiosos.

Ao longo de quase quatro meses, senadores cobravam a sabatina do indicado. Em meio à forte pressão de grupos evangélicos, de integrantes do governo e colegas parlamentares, Alcolumbre cedeu e incluiu a deliberação sobre a indicação de André Mendonça para esta semana de “esforço concentrado”, na qual os senadores votam indicações de diversas autoridades.

Newsletter

Liga de FIIs

Receba em primeira mão notícias exclusivas sobre fundos imobiliários

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A relatoria da indicação de Mendonça ficou com a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), que, apesar da postura de enfrentamento ao governo federal, tende a apresentar um parecer favorável ao movimento.

A parlamentar, que é evangélica, disse que a escolha de seu nome para tal missão é uma demonstração de respeito à bancada feminina e à diversidade religiosa. É a primeira vez que uma senadora relata uma indicação ao Supremo.

Apesar das cobranças públicas feitas por Bolsonaro e aliados para a realização da sabatina de Mendonça, a avaliação nos bastidores é que o governo não se mobilizou para garantir votos favoráveis à indicação. Parlamentares relatam que o “corpo a corpo” foi majoritariamente feito por grupos evangélicos, sendo o primeiro esforço para evitar o esvaziamento da sessão nesta quarta-feira (1).

Continua depois da publicidade

Para que André Mendonça possa ser nomeado para a vaga no Supremo Tribunal Federal, é necessário apoio de 41 dos 81 senadores em votação secreta no plenário. O ambiente para a votação ainda é considerado incerto por alguns parlamentares.

Analista da Rico Corretora ensina ferramentas práticas a extrair lucro do mercado financeiro de forma consistente. Inscreva-se Grátis.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.